13 curiosidades sobre o Halloween que você não sabia!

By Hey Peppers!
In outubro 27, 2017
3462 Views

O Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, é uma celebração típica da cultura norte-americana. Atualmente, a data é motivo para muita diversão para todas as idades em vários países do mundo, incluindo o Brasil.

Assim como toda comemoração, o Halloween tem suas tradições, como por exemplo o clássico “Trick or treat”, Doce ou Travessura em português. Outra tradição é a abóbora, apelidada nos EUA de Jack-o’-lantern, que envolve todo um ritual de comprar a abóbora e esculpir uma face assustadora para acender uma vela dentro dela. Em várias cidades norte-americanas ocorrem exposições e concursos para eleger a abóbora mais assustadora ou criativa. Vale lembrar que a maioria das pessoas nos Estados Unidos não faz isto com propósito espiritual ou religioso, mas sim como um evento tradicional e cultural.

Mas essas tradições a maioria já conhece, não é mesmo? Então reunimos aqui 13 curiosidades de arrepiar os cabelos sobre o dia 31 de Outubro.

  1. Era uma vez…

Acredite ou não, mas o Halloween já era celebrado há cerca de 6000 anos e acredita-se que sua origem seja na Irlanda, há 4000 B.C.

  1. Morto ou vivo

O Halloween é originado do antigo festival Celta de “Samhain” – a celebração do fim da temporada de colheita. Naquela época, os celtas acreditavam que em 31 de outubro, as fronteiras entre os mundos dos vivos e dos mortos ficavam um pouco embaçadas e os mortos voltavam à vida para causar estragos entre os vivos. Uma maneira de assustar os mortos? Usar fantasias e máscaras.

  1. Desvendando a palavra…

Na realidade, Halloween é o “fast mode” da expressão “All Hallows’ Eve”, que significa “noite de todos os santos”.

  1. Outros nomes, mesmo significado

A festa de Halloween equivale ao “Dia de Todos os Santos” e ao “Dia de Finados”. A celebração foi absorvida pela Igreja Católica para apagar os vínculos pagãos. Nos países de origem hispânica, comemora-se o Dia dos Mortos na mesma data. No Oriente, a tradição é ligada às crenças populares de cada país.

  1. $$$

Fora os US$ 6,9 bilhões gastos anualmente apenas pelos Americanos, 2.8 bilhões de dólares são gastos em doces de Halloween. Quanto doce você pode comprar com esse dinheiro? Cerca de 600 milhões de libras, equivalente a cerca de 6 navios Titanic.

  1. E as bruxas, o que tem a ver com isso?

No Brasil, a festa que temia os mortos passou a ser a festa das bruxas. Diz a lenda que, assim como no 30 de abril, 31 de outubro é uma data em que as bruxas se juntam com vassouras voadoras para lançar feitiços causam muita confusão.

Tudo isso é resultado da mistura de culturas, já que a tradição irlandesa que foi para os Estados Unidos acabou misturada aos contos de índios e africanos.

  1. Sugar, yes please!

Trick-or-treating, também conhecido se fantasiar para pedir doces para os vizinhos, pode ser um esforço delicioso: crianças consomem cerca de 7000 calorias no Dia das Bruxas.

  1. Boo!

Você tem medo de Halloween? Se sim, então você pode sofrer de Samhainophobia – isso mesmo, o medo de Halloween.

  1. Bruxa da meia noite?

Contam que para encontrar uma bruxa, basta vestir roupas do avesso e andar de costas na noite de Halloween. Será?

  1. A dona aranha

Não se assuste se você ver uma aranha (de verdade) em pleno Halloween: acredita-se que esse pode ser o espírito de um falecido ou ente querido que está cuidando de você.

  1. Grande abóbora

A abóbora mais pesada do mundo cresceu em um jardim suíço: 950kg – o mesmo peso de um pequeno carro.

  1. Jack O’Lanterns

Abóboras e Halloween combinam tanto quanto queijo minas e goiabada: as esculturas de abóboras no Halloween não são apenas diversão – acredita-se que servem para espantar os maus espíritos e manter os vivos protegidos.

  1. Siga as regras

Trick-or-treating é realmente um tradição apenas para crianças: algumas cidades os EUA têm ido longe como a proibição de crianças com idade superior a 12 anos de participarem da brincadeira. Em alguns lugares, os adolescentes que enganam e vão pedir doces juntos com os mais novos podem enfrentar uma multa de até US $ 1000.

E aí, curtiu? Conta pra gente aí nos comentários se vocês já sabiam dessas curiosidades! Ah, e se você souber de algo que não colocamos aqui, comenta também! Enjoy guys! Happy Halloween!

Deixe um comentário