Aprendendo com a série La Casa de Papel

By Hey Peppers!
In fevereiro 16, 2018
5546 Views

Assistir seriados e filmes legendados são uma ótima opção para quem está aprendendo um segundo idioma. Além de praticar o listening, você agrega novas palavras ao seu vocabulário e aprende várias expressões. Quer mais um motivo? Essa é uma forma super divertida de aprender! Curtiu? Então aqui vai uma indicação de uma série super cool que está fazendo muito sucesso: La Casa de Papel.

Para os Netflixers de plantão que estão acostumados com super produções Americanas, a chegada dessa série produzida pela Antena 3, uma emissora Espanhola, surpreendeu. Não apenas pela qualidade da produção, mas também porque quando foi lançada se tornou um fenômeno no Brasil em menos de uma semana. Muito mais rápido do que qualquer novela da Globo!

Caso você ainda esteja meio perdido, a história gira em torno de um dos maiores atracos da ficção Espanhola: oito criminosos liderados por um “professor” tem o plano perfeito para assaltar a Casa da Moeda da Espanha. Mas o que ninguém espera é que mesmo o mais perfeito dos planos tem seus pontos fracos.

Ficou curioso para saber mais sobre a série? Então se liga nas curiosidades que separamos para você. Descubra porque La Casa de Papel merece uma maratona especial para encerrar as férias:

  1. 1 = 2

A série tem, originalmente, 15 episódios. A Netflix transformou os primeiros 9 episódios em 13. E o que inicialmente era uma temporada, acabou virando duas.

  1. SEM FALHAS

Alex Pina, roteirista da série, queria nada menos que uma história sem margens para falhas. Para garantir isso, foram produzidas 52 versões do primeiro episódio. Parece loucura, né? Mas essa foi a maneira encontrada para que todos os detalhes e personagens pudessem ser desenhados cuidadosamente. O resultado foi um primeiro episódio cheio de ação, emoção e suspense.

  1. VIDRO DE AÇÚCAR

Lembra do tiroteio entre a polícia e os assaltantes logo no primeiro episódio? Para alcançar o efeito de vidro quebrado, a produção optou por utilizar cubos de açúcar. Sim, todos aqueles cacos de vidro no chão são na verdade açúcar!

  1. LOCAÇÃO

A produção da série não foi autorizada a gravar a série na Casa da Moeda da Espanha. Então a fachada que vemos pertence, na verdade, a CSIS (Consejo Superior de Investigaciones Científicas), que autorizou as filmagens durante os finais de semana

  1. ACEITA QUE DÓI MENOS

Os flashbacks em cada um dos episódios fazem com que o público crie uma empatia com os personagens. Isso porque nos fazem entender – e, de certa forma, até aceitar-  o que motivou cada um deles a fazer parte do assalto. Então não se preocupe porque você não será o único a amar os atracadores.

  1. BROTHERS

Os atores Álvaro Morte e Pedro Alonso que interpretam o Professor e Berlin, respectivamente, optaram por dar aos dois personagens um tom familiar. Não fica exatamente claro a relação entre os dois, mas segundo os próprios atores há vários momentos durante a série que indicam a possibilidade de eles serem irmãos. Uma das cenas destacadas por Álvaro Morte é essa que você pode assistir no vídeo abaixo:

  1. SPOILER ALERT

O final da série foge totalmente daquele conceito politicamente correto de polícia e ladrão. A Inspetora Raquel se mostra totalmente humana quando tem que enfrentar conflitos pessoais e profissionais. O lado egocêntrico de Berlin dá espaço a um tom paternal e de proteção. O Professor nos faz questionar se as pessoas são de fato “monstras” ou se apenas acreditam que aquela é a única forma de sobreviver e, ao se tornarem sócios dos assaltantes, alguns reféns nos dão a certeza de que, sim, o dinheiro corrompe e a nossa sociedade é manipulável. É esse lado humano, racional e emocional que fez que a série, mesmo sem grande divulgação, se tornasse uma febre nacional.

Apesar de alguns equívocos e saídas óbvias como matar personagens que entraram mudos e saíram calados, Áxel Pina criou um roteiro excelente e a escolha dos atores não poderia ter sido melhor – há um tom preciso na interpretação de cada um dos personagens. Cada episódio da série termina com um cliffhanger de matar. E é justamente isso que faz com que La Casa de Papel seja muito mais do que mais uma dessas séries criminais sobre assalto e sequestro.

Gostou das nossas dicas e indicações sobre a série? Deixe um comentário com a sua opinião e compartilhe conosco os filmes e séries que você tem assistido ultimamente. Será ótimo podermos dividir essas experiências aqui!

 

Deixe um comentário