Aprender inglês é diferente para cada um – conheça os métodos disponíveis

By Hey Peppers!
In agosto 31, 2016
3939 Views

Aprender inglês deixou ser um diferencial e passou a ser uma necessidade. Tanto para a vida social e as interações com conteúdos na internet, quanto para a vida profissional, o inglês é essencial.

Você quer aprender inglês, mas não sabe qual das várias escolas disponíveis escolher? Para te ajudar nessa tarefa, conheça alguns dos métodos de ensino disponíveis no mercado e as suas vantagens.

Método tradicional

O método tradicional se aproxima muito das aulas que temos no ensino regular (escolas e faculdades). Ele consiste em uma aula expositiva do professor, com possibilidades de interação do aluno.

O foco dele é a transmissão de conhecimento. Ou seja, o professor explica um determinado assunto em sala, o aluno estuda e realiza tarefas e depois é avaliado. Nesse caso, o estudante adquire muito conhecimento de regras e estruturas gramaticais do inglês.

Métodos da repetição e memorização para aprender inglês

Como alternativa ao método tradicional, algumas escolas começaram a adotar uma forma diferente de ensinar idiomas. Nas aulas, o aluno é convidado a repetir frases várias vezes para aprender inglês. Por meio da repetição, o aluno memoriza as regras e a pronúncia das palavras.

Da mesma forma, fica familiarizado com os sons das construções das frases. Apesar de o foco não ser o estudo das regras gramaticais, o aluno é capaz de perceber se uma sentença está correta ou não, porque soa bem ou mal. Quando ouve uma frase errada, sabe que tem algo de estranho, mas não sabe o porquê.

Método da imersão total

Esse método consiste em inserir o aluno em um ambiente sem escape, em que ele deve conviver com o inglês de forma intensa. O mais comum é a programação de um intercâmbio de algumas semanas ou meses para uma região onde o inglês é a língua principal.

No primeiro momento, pode parecer difícil e o aluno não consegue entender muita coisa nem se comunicar propriamente. Mas com o tempo, o ouvido e a língua se acostumam e ganha-se mais familiaridade com o idioma.

Método inovador

Dentre as opções disponíveis, esse método apresenta grandes vantagens para quem está interessado em aprender a se comunicar em inglês acima de tudo. O método inovador apresenta alguns diferenciais em relação aos demais. As principais delas são:

1. Falar inglês como o objetivo principal

O foco desse método é aprender a falar. A fluência é priorizada em relação à gramática. Durante as aulas, os professores e os alunos interagem em um ambiente de igualdade. Todos trabalham juntos, criando condições para os estudantes sentirem-se à vontade e desenvolverem seu potencial sem medo de errar.

Ao deixar o estudo da gramática em segundo plano, não se deseja ignorar sua importância, mas pense um pouco: quando uma criança está aprendendo a falar, ela já é capaz de ler e estudar a gramática? Não! Ela aprende os sons e as palavras primeiro. A lógica desse método funciona da mesma forma.

A filosofia do método diferencial é essa: aprender a falar e conversar em inglês, depois escrever e somente por último entender as construções gramaticais da língua.

CTA_Meio_10dicas

2. Inserir o inglês na rotina

Aprender inglês não se limita à sala de aula, com professor, alunos e quadro. Existem formas de ganhar contato com a língua em atividades rotineiras, mantendo o aprendizado constante. Mesmo durante as aulas, esses exercícios de imersão podem ser praticados. Para isso, as salas são equipadas com materiais interativos e modernos. Os alunos podem jogar, assistir séries, escutar músicas e muito mais.

Ao longo das aulas, os alunos percebem que existem outras formas de aprender inglês, de todo o lugar e a qualquer momento. Ao incluir o inglês no dia a dia, o estudante ganha familiaridade com a língua, e isso facilita a fluência. A imersão auxilia a reduzir o tempo que o aluno demora a aprender, pois torna o inglês sempre presente.

3. Ter um bom resultado em pouco tempo

Em poucos meses, é possível aprender a falar e escrever sem precisar sair do país para isso. A imersão no inglês não exige que você se mude ou viaje. É possível incluir exercícios e práticas em meio a atividades rotineiras. Quanto mais contato o aluno tem com a língua, mais rápido ele a aprende.

Propomos um desafio a você: tente realizar alguma atividade que inclua o inglês por 20 minutos ao dia. Por exemplo, assista a um episódio por dia da sua série favorita com legendas e preste atenção na pronúncia das palavras.

No dia seguinte, assista ao mesmo episódio com a legenda em inglês e perceba como aquelas palavras são escritas. No terceiro dia, assista sem legendas. E aí, percebeu a diferença?

4. Ganhar mais confiança ao falar

Errar é humano! Entretanto, quanto mais velhos ficamos, mais medos temos de cometer erros. Dentro da sala de aula muitos alunos não participam por vergonha de falar algo errado.

O clima descontraído das aulas contribui para deixar todos confortáveis. São incluídas atividades divertidas, com um objetivo pedagógico. Independentemente da idade, aprendemos idiomas de forma semelhante às crianças que estão começando a falar.

Durante uma aula interativa e divertida, os colegas de turma interagem mais uns com os outros e também com os professores. Quando menos esperar, você se esquece de que está em uma aula de inglês. Os professores corrigem os alunos sem que toda a atenção da turma seja direcionada para eles.

Depois de um tempo, tudo se torna natural e você perde o medo de cometer erros. Sentir-se confiante e confortável é importante na hora de colocar o seu inglês à prova. A experiência com o método inovador ajuda o aluno a livrar-se da vergonha e do medo.

Ainda vai encontrar desculpas para não aprender inglês? Com o método inovador você:

  • Não precisa de muito tempo.
  • Ganha fluência antes de tudo.
  • Aprende a incluir o inglês em atividades cotidianas e agradáveis.

É possível aprender inglês se divertindo e fazendo novas amizades. Isso abre um mundo de oportunidades para você. Conquiste novos desafios e realize seu sonho de aprender outro idioma sem sofrimento.

Gostou dessas dicas? Curta nossa página do Facebook e fique por dentro de mais dicas como essas!

CTA_BASE_10dicas

Deixe um comentário