Como aprender a falar inglês com seus filmes e séries preferidos

By Iris Marinelli
In outubro 26, 2016
1349 Views

Você adora assistir filmes, acompanha vários seriados e quer aprender inglês? Já percebeu que tem interesses que se entrelaçam? Pois é, você pode aproveitar sua paixão por filmes e por séries para aprender inglês! São formas eficazes de complementar os aprendizados de língua inglesa.

São muitas vantagens em aprender inglês usando filmes e séries. Além de ser divertido, ao assisti-los, observamos as ações dos personagens, ou seja, recebemos informações que podem nos ajudar na hora de entender o que está acontecendo.

“E então, é só colocar o filme e estou fluente em inglês?” Não é bem assim! Primeiro, é preciso criar uma didática e ter alguns cuidados para não acabar se frustrando.

Portanto, adquirir uma nova língua não é algo que acontece da noite para o dia, por isso, separamos algumas dicas de como aprender a falar inglês usando suas séries e seus filmes preferidos. Confira!

Comece pelas séries

Filmes são mais complexos e longos e fica difícil assisti-los duas ou três vezes no mesmo dia. Nossa primeira dica é que você opte por começar treinando o inglês com seriados. Procure por séries que durem cerca de 20 a 30 minutos. Mas se ainda quiser treinar com os longas, separe algumas partes para estudar as expressões e os diálogos mais cotidianos.

Opte pelas séries mais curtinhas, ao invés das longas. Assim, você pode assistir pelo menos um episódio por dia. Em pouco tempo vai poder dispensar o uso das legendas em português. Quando você quiser entender como aprender a falar inglês, é preciso prestar atenção na pronúncia e na gesticulação dos personagens. Por isso, o legal é você escolher os tipos de séries e filmes que mais gosta.

A série é vantajosa por ter vários episódios e muitas temporadas, assim, não fica muito repetitivo e você pode assistir um episódio por dia nos seus estudos. Entre as séries que mais se encaixam nesse perfil estão as sitcoms, que são as séries de comédia. Elas são ideais por terem pouco tempo de duração e possuírem diálogos menos complexos.

Assista mais de uma vez

Uma pessoa com um nível básico ou intermediário da língua pode ter mais dificuldades de começar já direto com o inglês. Se for seus caso, assista ao episódio com legendas em português. Depois de se inteirar sobre o assunto do episódio, assista outra vez, agora com as legendas em inglês.

Já uma pessoa que esteja tenha um nível mais avançado pode partir para a legenda em inglês e depois repetir o episódio sem legenda. Assim, o cérebro vai sendo treinado aos poucos para lidar com a nova língua.

Repita pelo menos três vezes o mesmo episódio, uma vez com a legenda em português, a segunda vez com a legenda em inglês e a terceira vez sem legenda. Porém, em cada uma delas, você deverá ter um foco. Vejamos:

Banner_BASE_INGLES_DIVERTIDO

Legendas em português

Foque no contexto do episódio, entenda os personagens e o assunto principal abordado por eles. É comum que cada episódio tenha um assunto específico e que toda a trama aconteça centrada nele.

Legendas em inglês

Nessa etapa, o foco deve ser a língua inglesa, tanto na parte escrita (legenda), quanto na parte falada (áudio). Não pare o episódio por causa de uma palavra ou de uma expressão, pois isso pode tornar o processo cansativo.

Sem legendas

Depois de assistir pelo menos uma vez em cada uma das formas anteriores, você vai estar mais familiarizado com a língua. Portanto, será hora de assistir sem legenda. Não fique pausando a série: assista e procure entender o máximo de coisas. Nessa etapa, geralmente o cérebro já está mais acostumado com a língua, fazendo com que os diálogos soem mais naturais.

Separe partes com diálogos

Essa dica serve tanto para séries quanto para filmes. Você pode separar partes que tenham diálogos ou monólogos nos quais frases cotidianas são usadas. Assista com legendas em português para entender o contexto e, quando assistir com as legendas em inglês, procure escrever o que está sendo falado. Assim, você vai treinar mais de uma habilidade da língua inglesa; ouvindo, lendo e escrevendo.

Se puder, separe pelo menos um diálogo por dia e faça dele a base para novos aprendizados da língua. Por exemplo: você pode criar novas frases a partir das expressões usadas e, para aprender a falar inglês, você pode repetir junto com os personagens a fala, treinando a pronúncia das palavras.

Ah, e por falar nisso, é bom separar diálogos em que expressões são usadas, pois a maioria delas não possui uma tradução literal para o português. O contato com a língua por meio de filmes e seriados é de extrema importância nesse ponto, porque é uma forma de ver a língua sendo usada de maneira real, ou seja, por falantes nativos.

Escolha séries e filmes certos para aprender a falar inglês

Chegou a hora de escolher uma série ou um filme. A partir das dicas acima, entendemos que as séries são muito úteis para iniciarmos esse tipo de estudo da língua inglesa, mas isso não descarta os filmes. Sendo assim, selecionamos alguns filmes e algumas séries que podem ser bem úteis para quem quer entender como aprender a falar inglês.

Entre os filmes — assim como nas séries — opte por comédias. Você pode escolher as famosas comédias românticas como Vestida para casar, O amor é cego, ou filmes tradicionais, como Uma linda mulher. São filmes divertidos e que são revestidos de diálogos e expressões usadas no dia a dia.

Quanto às séries, como já falamos, as sitcoms são ideais para começar. Algumas delas são: Friends, How I Met Your Mother e Modern Family. Essas séries são conhecidas por personagens marcantes, que criam bordões que são repetidos várias vezes em um mesmo episódio. Além disso, essas séries são indicadas por tratarem de situações do cotidiano.

Enfim, seguindo as dicas apresentadas aqui de como aprender a falar inglês, você pode aprender muita coisa que só se aprende quando se tem contato com a língua — séries e filmes proporcionam isso!

É importante ressaltar que com essa técnica, você terá uma parte do que é necessário para aprender uma nova língua. Ou seja, essa é uma forma de complementar seus estudos da língua, assim como músicas e livros.

As pessoas possuem hábitos diferentes: algumas têm mais facilidade em partir para as legendas em inglês, outras precisam de mais tempo com a contextualização em português. Portanto, a partir dessas dicas de como aprender a falar inglês com filmes e séries, crie uma didática ideal para você.

Gostou das nossas dicas? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

Banner_MEIO_INGLES_DIVERTIDO

1 Comentários

  1. Muito bom esse curso do professor Jerry

Deixe um comentário