falar inglês mais rapido

Como atividades lúdicas podem ajudar você a falar inglês mais rápido?

By Hey Peppers!
In março 15, 2017
860 Views

Atividades lúdicas são ótimas ferramentas no aprendizado de uma segunda língua, pois o clima de descontração faz com que o conteúdo estudado seja melhor fixado do que por meio de longas jornadas de aulas e exercícios.

Aprender a falar inglês por meio de brincadeiras e outras atividades recreativas consiste em um processo de aprendizagem muito semelhante àquele que as crianças percorrem quando estão aprendendo a primeira língua.

O aprendizado por meio do lúdico permite que o sujeito absorva o conteúdo por meio da experiência e atribua sentido às expressões que ela proporciona. Neste artigo, reunimos algumas vantagens de aprender a língua na sua estrutura original, de maneira divertida.

1. Método envolvente e didático para aprender a falar inglês

Atualmente o número de profissionais com bom nível de inglês tem aumentado bastante, o que gera a necessidade de investimento de profissionais de diversos ramos em cursos de línguas. Áreas de atuação como o mercado da comunicação e TI, por exemplo, têm como pré-requisito o conhecimento avançado em língua inglesa.

Falar inglês se torna cada vez mais urgente no mundo globalizado em que vivemos, em todas as áreas do conhecimento. Portanto, ninguém tem tempo a perder com longos cursos e exercícios gramaticais, até porque essas atividades não geram um efeito imediato no que diz respeito à sua familiaridade com a língua inglesa. Não ajuda em muita coisa saber os tempos verbais e não conhecer os termos técnicos da sua área de atuação, por exemplo.

O legal mesmo é ter um método divertido, personalizado e que te faça aprender de forma leve, sem aquele sentimento de obrigação.

2. Formas mais interessantes de fixar o conteúdo aprendido

A atividade lúdica mais prazerosa que pode ajudar a falar inglês de forma rápida é viajar, mas como a maioria dos mortais não pode levar a vida viajando ou morando uns tempos fora, algumas práticas divertidas podem ser desenvolvidas até mesmo de dentro de casa para assimilar o idioma. Existem alguns hábitos aos quais você pode aderir para tornar a língua inglesa uma parte do seu dia a dia e ganhar fluência nesse idioma.

Uma vez aprendida a estrutura básica das frases e tempos verbais, vem a fase de ampliar o vocabulário e praticar para desenvolver a familiaridade com o som e a pronúncia.

Além do que, é necessário estabelecer hábito que permita conservar seu conhecimento sobre o idioma, já que sem a prática constante, muito do que você aprendeu acaba se perdendo com o tempo.

Abaixo listamos algumas atividades descontraídas que vão ajudar você não só a manter seu inglês afiado, mas a ampliar seu domínio sobre a língua anglófona. Confira!

Séries de TV

As séries de TV têm ganhado milhões de fãs a cada ano, além de obras cada vez mais sofisticadas. Portais como a Netflix e tecnologias como a TV digital revolucionaram nossa forma de consumir conteúdo televisivo, ampliando nosso poder de escolha e leque de opções.

Invista em maratonas das suas séries favoritas, mas nada de ativar a dublagem! Acompanhar o show na língua original é uma grande oportunidade para treinar seus ouvidos, além de ajudar você a entender e falar inglês com facilidade.

Se você gostar de assistir o mesmo conteúdo mais de uma vez, melhor ainda. Após acompanhar sua série favorita com legendas e compreender toda a trama, tente assistir novamente sem a legenda, esforçando-se para compreender os diálogos.

Filmes e canais estrangeiros

Da mesma forma que as séries, outras mídias como filmes e canais estrangeiros ajudam educar sua audição e pronúncia da língua. Os filmes, por serem conteúdos mais compactos, podem representar uma vantagem. Ou seja, você pode assistir filmes cujo enredo e falas já conhece, sem usar a legenda, para manter seu inglês em dia.

Letras de música

O mesmo ocorre em relação às letras de canções das suas bandas favoritas que fazem música em inglês. Estude as letras e cante junto enquanto escuta sua playlist, mesmo que a pronúncia não esteja perfeita a princípio, pois com o tempo e o treinamento você vai passar a entender e falar de forma muito mais clara.

Ler em inglês

A leitura é uma ferramenta muito importante no processo de aprendizado, sobretudo no que diz respeito ao desenvolvimento do vocabulário, assim como dos conhecimentos sobre ortografia e gramática.

Certamente existem livros na sua lista de favoritos que foram escritos em inglês originalmente. Por que não dar uma olhada no original?

Youtube e Twitter

Com a popularização da internet ficou muito mais fácil aprender inglês ou qualquer outra língua, por conta, principalmente, do vasto volume de material disponível em todos os idiomas.

As mídias sociais e os canais de vídeos estão entre as principais ferramentas de acesso a esse conteúdo tão precioso para a popularização do conhecimento.

Por meio de mídias como YouTube, Twitter, Facebook, entre outros, é possível ter acesso direto a conteúdos do seu interesse e que vão ajudá-lo a aprender inglês sem muito esforço.

3. Vantagens em realizar um curso com atividades lúdicas

O desenvolvimento da tecnologia digital e ampliação do acesso à internet, além do acesso a recursos de qualidade, facilitaram também a transformação da dinâmica nas salas de aula e na forma de ensinar inglês, sobretudo para o público mais jovem.

Existem, entretanto, várias formas divertidas de aprender inglês, como jogos de memória, etiquetar objetos com o nome a pronúncia em inglês, games on-line etc.

No ensino infantil de idiomas, sobretudo, as ferramentas lúdicas de ensino são de grande importância no que diz respeito a conquistar a atenção dos estudantes.

Os cursos especializados nessa forma de ensino, entretanto, possuem diversas técnicas para ensinar qualquer pessoa a falar inglês brincando. Os cursos tradicionais, ainda que forneçam um trabalho sério, utilizam algumas dinâmicas que não agradam parte dos estudantes.

Além da vantagem de possuir um ar descontraído e menos formal que o método tradicional de ensino, o qual tem um papel igualmente relevante, o aprendizado de uma língua por meio da recreação tem maior eficácia e eficiência no que diz respeito a introduzir a vivência da língua no dia a dia do estudante.

A fixação do conteúdo absorvido e a riqueza de vocabulário também são muito maiores por meio desse método.

Aprender a falar inglês por meio de atividades lúdicas consiste em uma forma mais didática e descontraída de investir no domínio do idioma anglófono. Além disso, o método lúdico de ensino facilita o entendimento e a memorização da língua estudada ao investir em um ambiente de ensino mais dinâmico.

Gostou das nossas dicas? Entre em contato conosco e descubra um jeito divertido e descontraído de aprender inglês!

jeito hey peppers!

Deixe um comentário