Saiba como perder o medo de falar inglês!

By Hey Peppers!
In agosto 9, 2016
1871 Views

O inglês é a língua universal e, por isso, fundamental para quem deseja conhecer diversos lugares no mundo, fazer novas amizades e conquistar uma carreira promissora. Um dos maiores medos de quem quer falar inglês é justamente errar. Mas acredite: não há como alcançar resultados sem prática. Isso significa que, até você conseguir alcançar a fluência, muitos erros estarão no caminho.

Engana-se quem acredita que pode aprender um novo idioma sem a organização de uma boa rotina de estudos ou orientação, seja de uma escola ou de alguma outra fonte de conhecimento, como sites e livros. Um bom planejamento pode garantir que você alcance seus objetivos, e quanto mais se dedicar, mais rápido consegue.

Por isso, separamos algumas dicas para que você encare o desafio de falar inglês sem medo. Vamos lá?

Não fique preso às aulas convencionais de gramática

Entender a gramática é uma excelente forma de aprendizado, mas não é a única. Os exercícios de gramática vão te ajudar a aprender a forma correta da escrita e da fala, mas não é somente com os exercícios que você vai estar preparado para falar inglês.

Abra a sua mente e se liberte para aprender de verdade e aproximar a língua do seu dia a dia. A fluência no inglês só vai ser possível com esforço, dedicação e prática. Pense positivo e esteja aberto para testar coisas diferentes, sempre!

Leia textos em inglês em voz alta e se grave falando

Mesmo que sejam apenas algumas passagens de um texto ou de um livro de inglês, ler em voz alta e gravar sua fala pode te ajudar a identificar em quais pontos você está errando na pronúncia e em quais pontos você já é expert.

Essa também é uma boa dica para aprender a traduzir textos sem consultar o tradutor. Foque nas palavras que você conhece e tente entender o que está lendo apenas pelo contexto. Isso ajuda muito!

Enfrente seu medo de falar inglês e converse com outras pessoas

A melhor característica de uma pessoa bem sucedida é reconhecer o erro e tentar outras formas de fazer dar certo. Pessoas sem sucesso simplesmente desistem ou não tentam fazer nada para melhorar. Sempre há o que ser melhorado, e no inglês não é diferente.

Por isso, não tenha medo de errar e procure conversar com pessoas que também estão aprendendo o idioma, mesmo aquelas em um nível mais avançado que o seu. Tente, aprenda e ria dos seus erros!

Assista a seriados e filmes em inglês

Procure assistir seus seriados e filmes prediletos seguindo essas instruções:

  • Veja uma vez com legenda em português.
  • Em seguida, assista outra vez sem legenda nenhuma.
  • Finalize o processo e veja com legenda em inglês.

Esse método pode ser útil desde que você realmente goste de ver esses conteúdos. Dessa forma, você fixa a história na mente na primeira vez em que assistir, para que na segunda vez se torne mais fácil a compreensão dos diálogos.

A dica, nesse momento, é que você anote as expressões desconhecidas e pesquise os significados, para ficar atento à pronúncia das palavras na terceira vez.

Imite a forma de falar dos personagens e leia em voz alta as frases que estiverem nas legendas em inglês para memorizar a escrita. Existem diversos tipos de filmes e séries para praticar o inglês de maneira leve e descontraída!

Ouça músicas em inglês

Essa é uma ótima dica para treinar tanto a fala quanto a escrita. Isso porque você pode copiar as suas letras de músicas favoritas em um caderno para treinar a maneira de escrever.

Não se importe tanto com as regras gramaticais, pois esse não é o foco. O objetivo é que você consiga compreender a música como um todo, além de observar as expressões em inglês, já que nas músicas podem haver gírias que na gramática convencional você não vai encontrar. Aprenda a falar inglês se divertindo e, melhor, cantando!

Crie o hábito de pensar em inglês

Parece difícil criar esse hábito, não é? Mas é mais fácil do que você imagina! Comece brincando de descrever pessoas, objetos ou até mesmo situações do cotidiano, os famosos “casos da vida”.

Faça isso com frequência: quando estiver na academia, na fila do supermercado ou no trânsito. Enfim, pratique em todo lugar! Aproveite para refletir sobre as palavras que você não conhece e depois procure saber como se diz.

São exercícios simples, porém, ao criar o hábito de pensar em inglês, você automaticamente vai achar mais fácil falar inglês. Um completa o outro!

Quem sabe se comunicar bem em inglês está um passo à frente das pessoas que não sabem, e isso vale tanto no profissional quanto na vida pessoal. Em uma entrevista de emprego, por exemplo, o fato de ter domínio do inglês pode contar pontos muito positivos para o candidato. Isso mostra que o indivíduo é, no mínimo, esforçado, pois se dedicou a aprender uma língua diferente da nativa.

Às vezes, nos colocamos para baixo sem perceber, com pensamentos do tipo: “nunca vou falar inglês” ou “isso é muito difícil”. Mas devemos cortar frases como essas da vida. Felizmente, existem novos métodos de aprendizado que podem combinar com o seu estilo.

A Hey Peppers! é uma escola de inglês que propõe uma maneira inovadora de aprendizado, com atividades leves e divertidas que podem ser feitas em qualquer lugar, principalmente para aquelas pessoas que estão sempre na correria.

A escola oferece aulas de inglês para jovens e adultos, com tecnologias avançadas e aulas extras de conversação, além de participar de mais de 40 projetos, clubes, eventos pedagógicos e culturais, que integram os alunos com o mundo.

Gostou das dicas deste post? Então deixe o seu comentário e nos conte sobre as suas formas de enfrentar o medo de falar inglês. Aproveite também e curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades sobre os nossos eventos e cursos de inglês! Let’s go friends!

12

3 Comentários

  1. Gostei do texto! Sem dúvidas, algumas emoções, como o medo de errar em público, através da fala, é um obstáculo para o aprendizado de uma nova língua. Acho que, para evitar ou minimizar os efeitos danosos do medo, avançar no conhecimento da língua é importante. Aprender a gramática, o léxico, ler livros, começar a escrever aos poucos e etc parecem ser atividades que darāo mais conhecimento e, com efeito, segurança para falar em público sem medo. A impressāo que é que o medo diminui com a familiaridade que surge com o contato diário com a lingua. O que acham?

  2. Gostei muito do texto certamente temos medo de falar inglês na frente das pessoas e as dicas do texto são bem úteis para nossa vida

    • Hey Peppers!

      Hey Nadia! Que bom que curtiu o post! 😀

Deixe um comentário