Conheça 6 vantagens do ensino de programação nas escolas

By Hey Peppers!
In abril 17, 2017
2382 Views

Com as mudanças tecnológicas e informacionais que a sociedade sofreu nos últimos anos, é cada vez mais necessário que as instituições de ensino incorporem à sua grade consolidada novas matérias que atendam as demandas do século XXI, sendo o ensino de programação nas escolas uma das mais importantes.

Aprender a programar, além de preparar os alunos para o mercado de trabalho e para o sucesso profissional, fornece inúmeros outros benefícios tanto para os estudantes como para as escolas que lecionam essa habilidade.

Neste post mostraremos essas vantagens que o ensino de programação traz tanto para as escolas como para os alunos. Acompanhe!

Vantagens para os alunos

1. Desenvolvimento do raciocínio lógico

Ao programar, o aluno lida com vários desafios mentais, que o forçam a pensar de forma abstrata, sequencial e organizada. E assim como jogar xadrez ou estudar um instrumento musical cria novos padrões de conexões neuronais, programar também estimula partes do cérebro relacionadas à lógica e ao pensamento matemático.

Dessa forma, a programação nas escolas é uma ótima maneira não só para os alunos se tornarem bons programadores, mas também para desenvolverem suas capacidades em outras matérias de exatas.

2. Aprendizado do inglês

Como muitas das novas tecnologias surgiram nos Estados Unidos, incluindo boa parte das linguagens de programação, aprendê-la estimula, indiretamente, a proficiência do inglês dos alunos.

Isso acontece porque, muitas vezes, para lidar com os desafios de programação que aparecem, eles terão que ler manuais on-line, assistir a tutoriais no YouTube e assistir a cursos com videoaulas específicos, sendo que a maior parte desse material está em inglês na internet.

3. Desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas

Aprender a programar é também aprender a resolver desafios que demandam foco e persistência constantes por parte do aluno. Dessa maneira, a programação desenvolve a capacidade de resolução de problemas dos estudantes, uma habilidade que é essencial em várias outras áreas na vida das pessoas.

No contexto da educação, por exemplo, ter essa capacidade é fundamental para estudar e passar no vestibular, que nada mais é do que uma prova com questões e problemas complexos.

4. Estímulo ao trabalho em equipe

Se engana quem pensa que o trabalho do programador tem que ser isolado dos outros. Hoje em dia, é mais comum ver equipes de programadores trabalhando em conjunto do que programadores solitários e reclusos e que não precisam do contato com outras pessoas. É só observar os escritórios abertos de muitas das grandes empresas da área, como a Google e o Facebook.

Portanto, aprender a programação nas escolas é uma ótima maneira de estimular os alunos a trabalharem em equipe, desenvolvendo suas capacidades sociais e emocionais.

Vantagens para as escolas

5. Alunos mais focados e engajados

A programação é uma ótima maneira para as escolas estimularem o desenvolvimento de alunos mais focados e engajados, o que melhora as aulas nas outras áreas, principalmente em matemática e nas ciências.

Com a programação, os alunos passarão a ver o próprio conhecimento de outra maneira e vão encarar as outras disciplinas também com olhares curiosos, criativos e críticos, favorecendo um ambiente propício para o aprendizado de alto nível.

6. Destaque em relação à concorrência

Escolas que possuírem a programação no seu currículo se destacam das outras, sendo mais sintonizadas como as novas exigências do século XXI.

Além disso, elas tendem a ter alunos que participam mais de eventos intelectuais, como olimpíadas de matemática e eventos científicos, ganhando assim mais destaque e prestígio educacional.

Gostou de saber mais sobre as vantagens da programação nas escolas? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e receber mais informações na sua caixa de entrada!

Deixe um comentário