Descubra como os jogos de RPG auxiliam na educação

By Hey Peppers!
In dezembro 7, 2017
824 Views

Você já ouviu falar sobre RPG? Conhece alguém que joga esse tipo de jogo? Sabe no que esse tipo de jogo pode auxiliar no seu aprendizado? Se algumas das suas respostas para essas perguntas foram não, continue aqui e descubra um pouco mais sobre esses jogos e como aprender com eles.

RPG significa Role Playing Game, ou em português, jogo de interpretação (ou interpretação de personagens). É um gênero de videogames/boardgames. Consiste em um jogo do qual os jogadores assumem o papel de um personagem criado por eles em um cenário fictício. E diferente dos jogos convencionais, não existe ganhadores ou perdedores. O foco é sempre solucionar o mistério e cooperar com o grupo.

Quase toda criança já assumiu um papel em suas brincadeiras, seja de um herói de um filme ou o personagem de um desenho. Essa é a essência do RPG: assumir a identidade de um personagem e pensar/agir de acordo com a construção deste. Basicamente o RPG é uma espécie de “teatro” com algumas regras, que são ditadas por um sistema e mediadas por um narrador (ou Mestre).

Cada jogo, também chamado de “aventura” terá o enredo definido pelo narrador e pelos jogadores. A partir daí é determinado o sistema, um conjunto de regras definidas para cada personagem/cenário. Muitos jogadores vão criando as histórias de acordo com o desenrolar da trama. Isso incentiva ainda mais a imaginação de todo o grupo presente, pois a história deve ter uma coerência.

O narrador assume o papel de contar e descrever a história, os lugares e também assume o papel de todos os personagens que não são dos jogadores. Além de introduzir personagens secundários e julgar as ações dos personagens principais (dos jogadores). Tudo isso de acordo com o sistema de jogo. Aos jogadores cabe a criação e controle do seu próprio personagem durante o jogo.

Existem inúmeros sistemas/cenários de RPG. O mais famoso e jogado mundialmente é o Dungeons & Dragons, que é basicamente o clássico cenário de fantasia medieval. Mas podemos viajar por todas as mitologias e crenças, tal como épocas do ano e o que mais desejar. O único limite aqui é a imaginação de todos que estão jogando.

Os jogos de RPG estimulam a imaginação e o raciocínio lógico, a criatividade, o relacionamento interpessoal e a cooperação mútua. No âmbito educacional, pode-se colocar o estudante em uma determinada situação em que ele desempenha o papel de um personagem e precisa resolver algum problema. Isso potencializa o uso da imaginação e a criatividade, fazendo com que o raciocínio seja mais rápido e decisões mais delicadas possam ser tomadas com maior sabedoria.

E aí, conta pra gente! Você joga algum jogo de RPG? Lembre-se dessas dicas e desenvolva sua criatividade e raciocínio lógico enquanto se diverte! Aprender é muito mais cool com a Hey Peppers! Ah, fica de olho aqui no nosso blog que sempre tem um conteúdo legal que te ensina como aprender se divertindo. Pra não perder nenhum post novo é só assinar a nossa Newsletter!

Deixe um comentário