dicas-de-ingles-para-voce-se-garantir-nos-processos-de-trainee

Dicas de inglês para você se garantir nos processos de trainee

By Hey Peppers!
In outubro 13, 2016
5767 Views

Uma vaga de trainee pode ser a porta de entrada para uma carreira de sucesso, como você já deve saber. O processo de seleção é bem competitivo e um fator pode ser decisivo para garantir a tão sonhada vaga: o domínio da língua inglesa.

Para não perder essa chance, fique de olho nas nossas dicas de inglês e turbine suas possibilidades de conseguir a vaga dos seus sonhos. Vamos lá?

Saiba quais são os tipos de teste de inglês em processos de trainees

Para começar, é preciso entender como esses processos seletivos funcionam. Muitas empresas dividem o teste de inglês em duas fases:

  • Prova de múltipla escolha: avalia o vocabulário, a interpretação textual, o domínio das regras gramaticais e o uso de palavras específicas, entre outros conhecimentos que o candidato deve ter. Muitas vezes esse teste é online.
  • Entrevista: é comum que um professor de inglês seja contratado para avaliar o vocabulário do candidato, se ele compreende as questões e sua capacidade de “pensar em inglês” para formular as respostas. A entrevista pode ser realizada pessoalmente, por telefone ou até por Skype e sua duração pode variar.

Mas e agora, como se dar bem e conseguir a vaga desejada? Anote nossas dicas de inglês e prepare-se para arrasar!

Conheça as perguntas e as dicas de inglês

Pense na primeira fase. Por que você acha que as empresas fazem uma prova de múltipla escolha, muitas vezes online? A resposta certa é: para eliminar candidatos!

Não, não se assuste, essa não é a ideia. Só não subestime as provas de múltipla escolha achando que são fáceis. A intenção da empresa é fazer, realmente, uma grande peneira — 60% dos candidatos são eliminados nessa primeira prova!

Então, nada de achar que está tudo dominado. Questões de completar com a palavra certa ou escolher a alternativa correta geralmente parecem inocentes e óbvias, mas são cheias de pegadinhas.

Para enfrentá-las e se destacar entre a multidão não há outra saída: pesquise nos sites os tipos de questões que mais caem em processos seletivos e as dicas que eles apresentam para respondê-las corretamente.

Treine com testes na internet

Como você já sabe qual é o procedimento das empresas, prepare-se usando as mesmas técnicas. Vários blogs e sites de escolas de idiomas oferecem testes online muito parecidos com os dos processos seletivos para avaliar o inglês dos candidatos. Faça essas provas, mas realmente prestando atenção.

Se você analisar o resultado que conseguiu, vai identificar facilmente quais são os tópicos em que você tem dificuldade e se dedicar mais. Com essa avaliação em mente, estude por mais tempo esses itens. Use e abuse de posts e de videoaulas sobre o tema. Só não deixe de se preparar!

Aprenda a falar sobre suas experiências pessoais em inglês

Para a entrevista, os recrutadores costumam ter mais ou menos um roteiro pronto. Como se trata de uma seleção para trainees, convenhamos que eles não têm como ficar perguntando sobre realizações profissionais, afinal, é um início de carreira.

Pense, então, em focar e aprender a se expressar sobre alguns assuntos básicos:

  • Suas experiências pessoais: lembre-se que o que eles querem avaliar é principalmente sua capacidade de se expressar em inglês. Então, aprenda a falar da sua vida nessa língua — o que faz, do que gosta, seus interesses.
  • Suas características e habilidades: você não tem experiência mas tem talentos e pode contribuir com eles para que a empresa alcance resultados. Por isso, é importante saber transmitir suas habilidades — sem exagerar, é claro! Você pode ser surpreendido com o pedido de falar dos seus defeitos também! Por isso, esteja preparado!
  • Sua perspectiva de vida e carreira: ok, você pode ainda não ter histórias de uma carreira profissional para contar, mas se a sua visão de futuro se alinhar com a da empresa, isso pode contar muitos pontos a seu favor. Aprenda antes como falar das suas expectativas pessoais e de trabalho.

Qual é o segredo para responder a essas perguntas?

Pense nas respostas antes! E não só isso — pratique-as em inglês com seus colegas ou professores. Isso pode fazer muita diferença.

Mas em certo ponto, o entrevistador pode perguntar sobre os reais valores que motivam as pessoas ou algumas características um pouco mais abrangentes. Tópicos como compromisso com a excelência, capacidade de inovação, paixão pelo que faz e pensamento crítico podem vir à tona.

Normalmente, essas questões mais previsíveis são deixadas de lado e os candidatos são surpreendidos com perguntas um pouco mais profundas e inusitadas.

Então, se na hora da entrevista você ouvir perguntas do tipo: “Se você tivesse cinco minutos de vida, para quem você telefonaria?” ou “É verdade que você precisa ver para crer ou, em vez disso, precisa crer primeiro para ver?”, não fique surpreso. Respire fundo, pense com calma e responda tranquilamente.

O bom é que essas perguntas também são feitas por profissionais de recursos humanos no Brasil. Vale a pena garimpar essas dicas na internet e se preparar para respondê-las nas duas línguas.

Tenha uma agenda semanal de treino

Para que tudo isso se torne possível, você precisa se aplicar. Por isso, garanta um espaço semanal na sua agenda para estudar as dicas de inglês e trate-o como um compromisso imperdível!

Ouça inglês sempre que possível

Você pode até ser muito fã da ótima música brasileira, mas já que o momento é de priorizar um objetivo, outra dica de inglês infalível é apostar em ouvir a língua inglesa o máximo que conseguir.

E, para esse arsenal, muitos recursos são válidos: músicas, entrevistas, podcasts, filmes, séries… Eles ajudam você a se familiarizar ainda mais com a língua, com os sotaques e as expressões típicas dos nativos do idioma.

Com dedicação e disciplina, você pode afiar seu domínio da língua inglesa para alcançar um bom resultado não só no processo seletivo, mas para realmente alavancar sua carreira.

E então, gostou das nossas dicas de inglês para se preparar para o processo de trainee? Já fez alguma dessas provas? Está se preparando para uma vaga? Compartilhe as suas dúvidas e experiências conosco deixando seu comentário!

cronograma diário para aprender inglês

4 Comentários

  1. Então ! Estou na segunda etapa de um processo de Trainee em uma empresa renomada com salário atraente,
    porém comecei a estudar inglês e parei, e a próxima etapa do processo é teste oral em inglês, com certeza já estou pensando em desistir …eis aqui uma pessoa totalmente
    arrependida de não ter prosseguido com o curso e os estudos. Ótimo post. Estarei sempre por aqui.

    • Hey Peppers!

      O inglês é muito importante, Adsom! Ficamos felizes que você curtiu nosso blog!

  2. Eu estou no mesma situação do colega e estou muito nervoso. e Agora?

    • Hey Peppers!

      Hey Eurlen! Fica tranquilo! Estuda bastante e aproveita as dicas aqui do blog!

Deixe um comentário