jogos de rpg para aprender inglês

É possível aprender inglês com jogos de RPG?

By Hey Peppers!
In abril 10, 2017
2208 Views

Alguém já te falou que videogame é perda de tempo, e que você deveria usar esse tempo para estudar? Se você já cansou de ouvir essa frase e não concorda com isso, temos uma boa notícia: é possível aprender jogando videogame!

Se você gosta de jogar, e videogames fazem parte da sua vida, saiba que é possível aprender inglês com jogos de RPG. Quer saber como? Continue lendo este post!

O que são jogos de RPG?

Os jogos de RPG, ou Role Playing Game, podem ser traduzidos como “jogos de interpretação de papéis”. Criado no início da década de 1970, esse gênero foi muito presente na forma de jogos de tabuleiros, principalmente com a série “Dungeons and Dragons”

A grande característica do RPG tradicional é, sem dúvida, o desenvolvimento da história e dos personagens. Enquanto outros gêneros contavam com a sequência sendo dada a partir de uma série de ações predeterminadas, um mesmo roteiro de RPG pode se desenrolar de maneiras diferentes, dependendo apenas das escolhas dos participantes.

O RPG possui um conceito semelhante ao de jogos digitais. Nos videogames, os considerados RPGs são aqueles títulos nos quais o jogador assume o papel de um personagem, muitas vezes com uma história bastante complexa, e tem a responsabilidade de desenvolver suas características e habilidades de acordo com as escolhas feitas ao longo do jogo.

Diferentemente de jogos de ação ou esportes, por exemplo, a maioria dos RPGs destaca a trama em si como o principal atrativo. Muitos jogos do gênero são aclamados pela mídia e pelos fãs por desenvolverem roteiros dignos de cinema. Por isso, costumam ganhar grandes ou quase intermináveis sequências.

Por que aprender inglês com jogos de RPG?

Como já falamos antes, os jogos de RPG têm como ponto forte as características da história e do enredo. E isso é muito interessante, pois é com esse tipo de conteúdo que você vai praticar mais o seu inglês.

Nos jogos de RPG, elementos narrativos e diálogos são essenciais para o desenvolvimento da história. Isso acontece porque, assim como nos RPGs de tabuleiro, são as escolhas dos personagens que vão determinar o futuro da trama.

Se você nunca teve contato com inglês, os jogos de RPG podem parecer um pouco avançados demais para o entendimento da língua. Mas não se desespere, ainda é possível usar esse tipo de jogo no seu aprendizado!

Como aprender inglês com jogos de RPG?

Com os jogos de RPG, é possível treinar todos os aspectos do aprendizado de inglês. Esses aspectos são os famosos Reading (leitura), Listening (escuta), Writing (escrita) e Speaking (fala). Ou seja, é possível aprender a entender o que é falado, escrever e falar inglês.

Listening & Reading

Para quem nunca teve contato com o aprendizado de inglês, esse talvez seja um dos aspectos mais complicados inicialmente. Isso porque, no início, quando escutamos uma língua nova, normalmente os sons não fazem sentido algum. Além disso, ao ler as palavras em outra língua, elas parecem apenas um amontoado de letras sem nexo.

A dica aqui é ligar a legenda, presente na maioria absoluta dos jogos mais recentes. Você pode usar a legenda de 2 maneiras:

  • para o entendimento da pronúncia;
  • para o significado das palavras e construção do vocabulário.

Ao utilizar as legendas em inglês, você estará favorecendo o seu entendimento de como as palavras são ditas e escritas. Ou seja, a partir da leitura das legendas é possível identificar como certas expressões, palavras e letras soam quando ditas em inglês.

Já se você utilizar o recurso da legenda em português, seu aprendizado vai se pautar no significado das palavras. Ou seja, quando uma certa expressão for dita, você já saberá a tradução da mesma a partir da legenda.

Outro ponto muito importante, é não se esquecer de manter sempre o áudio dos jogos em inglês. Para as tarefas de Listening, isso é tão importante quanto a utilização das legendas para o Reading!

Writing

Praticar a escrita durante os jogos pode ser um pouco trabalhoso, mas sem dúvida valerá a pena. Basicamente a sua tarefa será a de anotar as expressões que não conhece. Em um primeiro momento, usando as legendas, não há problema algum em copiar as frases. Lembre-se sempre de anotar as expressões inteiras, mesmo que você já conheça alguma palavra citada.

Quando você se sentir mais confortável no entendimento do que é falado, procure anotar as expressões desconhecidas apenas ouvindo o áudio. Isso é muito importante, pois assim você vai treinar tanto seu Listening quanto seu Writing.

Fazer anotações de expressões durante o jogo contribuirá para que seu vocabulário cresça. Isso porque, com a ajuda de um dicionário ou mesmo consultando a internet pelo seu smartphone, você agregará mais termos ao seu repertório de inglês. De quebra, ainda poderá entender o que errou ou acertou na hora de transcrever os áudios e melhorar sua gramática.

Speaking

Treinar a fala durante o jogo é um exercício que pode ser feito a qualquer momento. Quando você realizar as tarefas de Listening ou Writing, procure ler em voz alta o que escreveu ou então repetir as expressões citadas enquanto joga.

A conversação é um ponto muito importante no desenvolvimento do inglês. E é compreensível que muitas vezes você esteja sozinho e não tenha com quem conversar. Mas falar em voz alta enquanto joga vai, ao menos, treinar sua pronúncia.

Existem outros recursos?

Uma das melhores partes de se aprender inglês com os jogos de RPG é que você não estará restrito apenas ao período em que estiver jogando. Normalmente esse tipo de jogo envolve toda a comunidade de jogadores, que criam fóruns e sites de debate sobre os títulos.

Assim, participar dessas comunidades é uma ótima maneira de praticar seus aprendizados em inglês. Entre em fóruns estrangeiros, discuta aspectos do jogo, converse com outros jogadores, leia tutoriais, assista vídeos… O material é muito vasto, e possibilitará que você tenha um contato ainda maior com a língua.

Um ponto importante e que ainda não falamos, é a escolha de bons títulos. Não adianta muito você se dedicar exaustivamente a tarefas de aprendizado se o jogo escolhido não desenvolver bem a história. E quando encontramos um RPG sem uma boa história, você não apenas estará deixando de aprender inglês de maneira satisfatória como, provavelmente, terá contato com um jogo ruim!

Viu só como é possível aprender inglês com jogos de RPG? Aproveite esses momentos para aprender uma nova língua e prove aos outros que jogar videogame vai muito além de pura descontração.

Gostou das dicas deste post? Então siga a nossa página no Facebook e não deixe de acompanhar também nosso canal do YouTube. Sempre tem novidade pra você!

Deixe um comentário