Exercite seu cérebro: conheça uma das vantagens de falar dois idiomas

By Hey Peppers!
In novembro 8, 2017
1155 Views

Hey! Você já percebeu que estimular as funções cerebrais desenvolve nossas habilidades e nos torna mais inteligentes? Uma opção que faz com que você exercite seu cérebro é aprender uma nova língua. Consequentemente, esse exercício também proporciona o desenvolvimento de novos neurônios e a prevenção da demência e doenças como o Alzheimer.

Um estudo publicado no Neurology – Jornal da Academia Americana de Neurologia, confirma que falar dois idiomas pode retardar os sintomas de demência. Especialmente Alzheimer, e outros dois tipos de demência. Esse estudo foi realizado pela Nizam’s Institute of Medical Sciences em Hyderabad, India.

Após avaliar 648 pessoas com média de idade de 66 anos, os pesquisadores concluíram que os indivíduos que falam uma segunda língua retardaram o início dos sintomas de certos tipos de demência em 4,5 anos. As causas para esse fenômeno ainda não estão bem conhecidas. Porém falar duas línguas exige um tipo específico de atenção. Esta parte do cérebro, se exercitada, pode ser o que retarda certos tipos de demência.

Nunca é tarde para começar. A professora Antonella Sorace, fundadora do Centro Bilingualism Matters da Universidade de Edinburgo, afirma que cursos, mesmo que de curta duração, podem melhorar a habilidade mental e evitar o declínio decorrente do envelhecimento. A professora é fluente em italiano, inglês e francês e tem conhecimentos em espanhol e no idioma falado na Sardenha. Ela realizou um estudo com aposentados. Desta forma, descobriu que o cérebro responde ativamente naqueles que realizaram um curso intensivo de galês (língua gaélica) em comparação a um grupo que não estudou uma língua estrangeira. Ou seja, o cérebro melhorou sua função cognitiva após uma semana de curso. Mesmo que os alunos já estivessem nos seus 60 e 70 anos!

Por fim, a professora Carole Brayne, da Universidade de Cambridge, disse que a educação parece proteger as pessoas contra a demência. Enquanto a baixa escolaridade parece aumentar os riscos para o Alzheimer juntamente com o fumo, pressão alta, falta de exercícios, depressão e obesidade.

Então que tal começar a exercitar o seu cérebro? Nunca é tarde demais para aprender inglês! Aqui no blog da Hey Peppers! você encontra diversos conteúdos que vão te ajudar nesse processo de aprendizado do novo idioma. Clique aqui para saber mais!

Deixe um comentário