robótica educacional

Falar com robôs? Como a robótica educacional pode ajudar você no inglês

By Hey Peppers!
In março 28, 2017
1387 Views

Caracterizada por aprimorar a função do homem em diversas atividades rotineiras, a robótica conseguiu se estender também para o setor da educação. A robótica educacional tem sido cada vez mais colocada em prática no mercado, já que é funcional, aumenta o interesse do estudante nas aulas e desperta a sua criatividade de forma significativa. Dessa maneira, ele aprende as matérias de maneira muito mais rápida e com uma vivência ainda maior.

Neste post falaremos sobre as vantagens do uso da robótica para aprender inglês. Se você ainda sente dificuldades em aprender esse idioma, não se desespere! Aqui estão algumas informações sobre o uso da robótica para aprender inglês e como ela pode ajudar você. Confira!

O que é robótica educacional?

Na história da globalização do mundo, os robôs certamente são uma das invenções mais notáveis do ser humano. Eles foram criados com o objetivo de aperfeiçoar tarefas cotidianas do homem, tanto nas suas funções operárias quanto em qualquer área possível. Dentre essas áreas possíveis, podemos encontrar a educação.

Com os frequentes avanços tecnológicos, tornou-se ainda mais difícil para os educadores seguirem os métodos antigos e tradicionais de ensino. Isso ocorre porque os alunos dessa nova geração sentem uma necessidade natural de aulas mais interativas e que despertem seu entusiasmo, para então se sentirem interessados de fato pelo conteúdo.

É por essa razão que a robótica tem sido a melhor adaptação para esse meio educacional. Ela é eficaz porque pode facilitar a compreensão de conteúdos curriculares e ainda trabalha com as áreas afetiva, cognitiva e comportamental do estudante.

Além de que, no estudo da Língua Inglesa, a robótica tem a capacidade de integrar diversas outras disciplinas ao conteúdo, possibilitando uma assimilação muito mais eficiente do idioma e suas particularidades.

Como usar a robótica para aprender inglês?

Ao estudar inglês, compreendemos que a base do aprendizado é composta pela conversação e aplicação prática da língua. No entanto, nem sempre o estudante se sente à vontade e familiarizado com o conteúdo aplicado.

Nesse sentido, a robótica educacional se faz fundamental para a adaptação do aluno, a fim de garantir uma melhor aprendizagem do mesmo.

Além de ajudar no seu desenvolvimento pessoal, a robótica estimula reações comportamentais e incentiva o afeto, a cognição e a memória dos estudantes por meio de trabalhos em equipe e ações interdisciplinares.

Ou seja, a robótica é um recurso tecnológico que viabiliza o maior rendimento do estudante em diversas outras áreas além da matéria estudada e ainda auxilia na sua construção pessoal e profissional.

De que maneiras ela ajuda no aprendizado?

1. Incentiva sua organização e melhora o desempenho

Os benefícios da robótica para aprender inglês também vão além do conhecimento de um novo idioma: com ela, você aprende a organizar melhor seus pensamentos, tomadas de decisões e resolução de desafios no processo de aprendizagem, por exemplo. Esse fato reflete diretamente no seu modo de organização pessoal, como no planejamento de projetos e na prática das mais diferentes atividades no seu dia a dia.

Como consequência, o uso da robótica ainda pode te auxiliar no seu desempenho pessoal e profissional. Isso porque os alunos que fazem uso da robótica educacional tornam-se mais entusiasmados e engajados a seguir em busca de novos desafios, o que resulta numa maior produtividade pessoal e possibilita um destaque no mercado de trabalho.

2. É interdisciplinar

A robótica educacional é ainda mais interessante e enriquecedora devido a sua capacidade de ser interdisciplinar.

É possível que você note, com a prática da robótica para aprender inglês, que outras áreas de conhecimento também são aplicadas nesse método. Dentre exemplos está o raciocínio lógico, presente na matemática e física, que também pode ser cruzado com a própria Língua Inglesa.

Ela abrange outras disciplinas e estimula o aprendizado por outros meios, fazendo o uso de aplicativos e ações direcionadas. Sendo assim, a aula deixa de ser monótona e old school para passar a ser guiada de acordo com o caminho de aprendizagem ideal para você.

3. Estimula a criatividade

Uma das vantagens da robótica educacional é caracterizada pela criatividade que ela desperta nos seus alunos. E a grande razão para isso se dá ao fato de a robótica estimular seu cérebro a pensar diferente da maneira com a qual você já está comumente habituado.

A robótica é estruturada não para você decorar fórmulas ou palavras em inglês, mas sim para que você crie um momento construtivo de aprendizagem capaz de ser levado para o resto da sua vida.

Ela dá o apoio necessário para que os estudantes tenham consciência plena do que está sendo estudado e levem esse conhecimento para além da sua formação profissional. Isso faz com que você use a criatividade para também analisar e executar seus projetos pessoais, valorizando todas as etapas pelas quais eles serão submetidos e garantindo sua autenticidade no processo.

4. Desenvolve habilidades além da aprendizagem

Por fim, a maior garantia da robótica para aprender inglês é sua capacidade de desenvolver nos estudantes habilidades que vão além do aprendizado do idioma.

A robótica educacional propicia, por exemplo, uma melhor escrita ao estudante: uma vez que ela influencia e auxilia no conhecimento das ciências humanas, a robótica ajuda a estruturar melhor ideias e pensamentos e colabora para a maior facilidade na construção de um texto.

Além da escrita, ela também desenvolve habilidades para situações adversas, tais como a solução de problemas.

As aulas de inglês são projetadas para estimular o aluno a sempre pensar na melhor resolução para determinada situação. Essa característica parte da necessidade que ele vê do conteúdo para a vida dele e não apenas como algo obrigatório a ser estudado.

Dessa forma, a robótica educacional não formará apenas proficientes em inglês, assim como pessoas aptas e atraídas em encarar novos desafios que estarão sempre preparadas para pensar na solução mais eficaz para qualquer tipo de conflito.

Agora que você está super informado sobre o uso da robótica para aprender inglês, não hesite em colocar o aprendizado do post em prática! E não esqueça de curtir nossa fanpage: nela, você descobre primeiro todas as tendências do ensino da Língua Inglesa e se mantém sempre por dentro das melhores novidades!

2 Comentários

  1. O artigo fala da robótica muito bem. Qualquer pessoa interessada de aprender a língua inglesa tem muito interesse, assim como eu. Pois bem, onde encontrar essa robótica ? Eu sou Salvino. Meu telefone celular (81)996657855. Obrigado,
    ?

    • Hey Peppers!

      Hello Salvino, how are you?
      Você pode encontrar as unidades Hey Peppers! mais próximas de você no nosso site: http://heypeppers.com.br/
      Estamos localizados no Rio Grande do Sul 🙂
      Obrigado pelo contato
      Have a nice day!

Deixe um comentário