filmes para aprender inglês star wars

Filmes para aprender Inglês: Torne-se um Jedi do Inglês com Star Wars

By Hey Peppers!
In janeiro 10, 2017
961 Views

Quer passar de Padawam para Jedi da língua inglesa? Pois bem! Existem diversos filmes para aprender inglês e Star Wars tem se revelado uma excelente opção! Então, que tal aproveitar os bordões que estão dando o que falar na internet e dar aquele upgrade no idioma?

Parece uma ideia divertida, não acha? Se você já é dessas pessoas que adoram acompanhar séries e filmes na Netflix ou YouTube, pode muito bem transformar esse momento de lazer também em aprendizado. Com a prática, você será capaz de tirar as legendas e compreender facilmente o que os personagens dizem.

Ficou interessado no assunto? Então continue a leitura deste post!

Importância dos filmes para aprender inglês

Assistir a um filme de língua inglesa pode contribuir — e muito — para o aprendizado do idioma. Habilidades como compreensão oral, leitura e vocabulário podem ser adquiridas com essa prática.

É claro que você não vai, de cara, começar a assistir aos filmes sem legenda e achar que é possível compreender tudo muito bem. Esse processo é um pouco longo, porém, prazeroso, e que traz bons resultados.

Confira um passo a passo indicado para quem está começando:

  1. Assista ao filme com a legenda em português. Dessa forma, você já terá familiaridade com a história e personagens.
  2. Coloque a legenda e o áudio em inglês. Como você já está por dentro da narrativa, ficará mais fácil acompanhar.
  3. Por fim, arrisque sem legenda. Mesmo já tendo assistido outras vezes, você não compreenderá tudo. Mas seu cérebro já vai ter assimilado algumas falas e você verá resultados positivos.

No caso de assistir ao filme sem legenda e com áudio em inglês, uma estratégia é fazer isso por partes. Selecione pequenos trechos de 2 a 5 minutos e assista com calma, tentando compreender as frases completas dos personagens. Anote-as e tente memorizá-las.

Faça isso com outros trechos e, com o tempo, você começará a se familiarizar com a estrutura das falas e pronúncia das palavras. O melhor é que os filmes são feitos com o foco em um público que fala inglês. Ou seja, possuem gírias e um jeito de falar que pode ser muito diferente da linguagem escrita.

Sendo assim, aprender inglês com falas de personagens em filmes também te deixará preparado para conversar com nativos da língua durante uma viagem, por exemplo. Você ficará por dentro e não terá tanta dificuldade para compreender o jeito de falar das pessoas do local.

Como o assunto do post de hoje é aprender inglês com Star Wars, vamos falar um pouquinho sobre a saga e sobre as frases que se tornaram memes. “That’s when fun begins”!

A saga de Star Wars

Star Wars, ou Guerra nas Estrelas para os brasileiros, é uma saga que chegou ao seu sétimo filme em 2015. O lançamento do primeiro longa foi lá em 1977, quando pouca gente dava credibilidade à ficção científica.

É bem difícil tentar resumir a saga de Star Wars, são muitos elementos que envolvem os filmes. Mas vamos encarar essa tarefa e tentar explicar de forma simplificada como é o desenrolar da história de jedis, sith, anakin, darth, dentre outros. Afinal, toda essa trama ficcional e cativante é um prato cheio para você conseguir assimilar o inglês!

Uma energia, conhecida como força, une toda a galáxia. Porém, existem dois lados: o bom, que prega a sabedoria e a paz, e o chamado lado negro da força, que representa o mal, como a ganância e a busca por poder.

Do lado bom, estão os cavaleiros jedis; do mal, os lordes sith. Os dois grupos são seguidores da força e, no campo de guerra, seus poderes são equivalentes. Os principais representantes dos Jedis são Yoda, Obi Wan e Luke Skywalker, e dos sith, Darth Maul e Darth Sidious.

Existe, ainda, Darth Vader, um dos principais personagens da saga. Ele é uma mistura dos dois lados da força, porque treinou, na juventude, para ser jedi, mas foi seduzido pelo lado do mal. De Anakin Skywalker passou para Darth Vader, um dos principais representantes do lado negro. Ele é, também, o criador da Estrela da Morte, base espacial planejada para destruir planetas.

Acontece que Anakin tem dois filhos: Luke e Leia, que crescem sem saber do pai e muito menos que são irmãos. Os dois, inclusive, lutam contra o lado ruim da força. E os sete filmes vão narrando os acontecimentos dessa guerra intergaláctica.

O sétimo e último filme, lançado em 2015, é o primeiro produzido e distribuído pelos estúdios Walt Disney. “Star Wars: o despertar da força” se passa décadas depois da queda de Darth Vader, mas a Primeira Ordem surge como uma nova ameaça.

Com uma trama tão mirabolante, já deu para notar quanta expressão em inglês você vai conseguir aprender, não é mesmo?

Star Wars: frases que se tornaram memes

Agora, chegou a hora mais divertida do post: as frases de Star Wars que viraram memes! Elas são um bom começo para você ir praticando o inglês. São frases marcantes dos filmes e que podem ser utilizadas em diferentes situações, mesmo se você não for um geek.

That’s when fun begins

Vamos começar pela frase que colocamos no início deste post. O significado em português é “é quando a diversão começa”. Han Solo disse a frase pela primeira vez para tranquilizar Luke durante uma perseguição. No episódio III, Anakin utiliza novamente a expressão.

May the Force be with you

As palavras “que a força esteja com você” foram ditas por muitos personagens ao longo da saga, mas a expressão ficou marcada mesmo na primeira vez em que foi dita. O mestre jedi Obi Wan Kenobi disse a frase a Luke para transmitir confiança ao jovem, que não o veria novamente.

Fear is the path to the dark side. Fear leads to anger. Anger leads to hate. Hate leads to suffering

A filosófica frase dita pelo mestre Yoda durante um treinamento aos Jedis significa “O medo é o caminho para o lado negro. Medo leva à raiva. Raiva leva ao ódio. Ódio leva ao sofrimento.”

It’s a trap!

O comentário “é uma cilada!” foi feito pelo Almirante Ackbar, quando a frota rebelde foi surpreendida por uma emboscada imperial no filme “O retorno de Jedi”.

Twice the pride. Double the fall

“Quanto maior o orgulho, maior a queda” foi a lição de moral que Darth Tyranus tentou dar ao jovem jedi Anakin Skywalker.

Wars not make one great

Mestre Yoda, mais uma vez, diz sábias palavras a Luke Skywalker, ensinando-lhe que “a guerra não engrandece ninguém”.

I am your father

“Eu sou seu pai” é uma frase que muda todo o rumo da trama. A revelação é feita por Darth Vader a Luke Skywalker, na tentativa de convencê-lo a se converter para o lado negro da força.

Deu para perceber que expressões é o que não faltam em Star Wars! Assim como no caso da saga, é possível encontrar outros filmes para aprender inglês. Você tem alguma sugestão para compartilhar ou alguma dúvida sobre como aproveitar melhor os filmes para o aprendizado da língua? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário