Gamification: aprenda a falar inglês jogando!

By Hey Peppers!
In maio 8, 2017
1192 Views

O acesso quase irrestrito à informação na sociedade atual — devido à disseminação da internet e da tecnologia — fez com que vivêssemos numa das melhores épocas para estudar o que bem entendermos. A cada dia, são inventados aplicativos para estimular e promover o aprendizado de diversos assuntos, destacando-se o ensino de línguas.

Nesse contexto, vem ganhando popularidade a gamification para aprender inglês. A gamification, ou gamificação, em português, é basicamente a aplicação de elementos e princípios dos jogos em circunstâncias não relacionadas a eles.

A técnica pode ser aplicada em muitas situações, desde ajudar pessoas a se exercitarem mais até auxiliá-las a comer de forma mais saudável. Mas é no ensino de línguas que ela vem ganhando mais destaque.

Pensando nisso, mostraremos, no post a seguir, algumas vantagens da técnica gamification no aprendizado do inglês. Confira!

Torna o aprendizado lúdico

Imagine que, ao jogar o seu jogo de videogame favorito, você estaria ao mesmo tempo, estudando para a sua próxima prova. Não seria demais? Pois é justamente isso que a gamification faz com o processo de aprendizagem, tornando-o mais lúdico e recreativo.

Aumenta a motivação

Por tornar mais divertido o processo de aprendizado, com o uso de elementos clássicos dos jogos, como a criação de avatares, rankings e troféus simbólicos, a gamification aumenta muito a motivação das pessoas para aprender.

A cada ponto conseguido ou medalha alcançada, o aluno se vê progredindo e dominando cada vez mais o seu conhecimento de inglês.

É um estímulo a mais para superar dificuldades

Aprender uma língua estrangeira é algo divertido e estimulante, mas requer esforço e dedicação ao longo do tempo. É muito comum que surjam obstáculos naturais aos aprendizes nessa jornada.

Ao tornar os desafios mensuráveis por meio de pontuações e fases, a gamification para aprender inglês se torna um estímulo a mais para os estudantes superarem as suas dificuldades com a língua.

Torna qualquer momento uma boa oportunidade para aprender

Você já reparou em quanto tempo a gente perde em filas de banco, pontos de ônibus e no trânsito nas grandes cidades? Com a gamification, você pode utilizar esse tempo, que originalmente seria de pouca utilidade, para aprender sozinho um pouquinho mais de inglês.

Isso acontece porque a gamification utiliza o micro-learning, técnica de aprendizagem que divide os exercícios e as lições em fases e etapas muito pequenas e específicas, tornando qualquer momento, por mais breve que seja, em boa oportunidade para aprender.

Estimula a repetição inteligente do conteúdo

Para o aprendizado de qualquer matéria, são necessárias muitas horas de estudo e revisão, sendo que os assuntos e exercícios precisam ser repetidos várias vezes para serem consolidados na memória.

Utilizando desafios e questionários que aparecem esporadicamente ao longo do tempo, a gamification estimula a repetição inteligente do conteúdo pelo aluno, favorecendo um aprendizado mais eficiente e a proficiência do idioma.

Transforma o seu smartphone em uma poderosa ferramenta de aprendizagem

Muita gente acha que os smartphones só são úteis para trocar mensagens com os amigos, ouvir músicas e assistir a vídeos online.

Com a gamification, no entanto, o seu celular virou uma potente ferramenta para aprender o inglês, já que muitos aplicativos e programas se utilizam dessa técnica de ensino para incentivar os usuários a saberem um pouco mais da língua.

Gostou desse texto sobre gamification para aprender inglês? Aproveite essa visita no nosso blog para assinar a nossa newsletter e receber mais informações na sua caixa de entrada!

Deixe um comentário