Habilidades para 2020, será que você tem?

By Hey Peppers!
In dezembro 26, 2017
3979 Views

Se você é ligado em tendências, deve lembrar que a BLOCKBUSTER faliu e a poderosa NETFLIX ganhou seu espaço inovando e deixando filmes e series mais acessíveis a todos. Os hoteis estão perdendo espaço cada vez mais com airbnb e assim por diante. Tendências não são mero achômetro, e sim pesquisas, estudos para entender o que precisamos e o que vamos ter para o futuro. Ainda bem que alguém faz isso por nós né? E aí, será que você tem as habilidades para 2020? Você já ouvir falar sobre Inteligência Interpessoal? Continue lendo pra saber mais e ficar preparado!

Você conhece o WEF (World Economic Forum)? Em português, Fórum Econômico Mundial. Não? Aqui uma breve explicação do que é e porque estamos mencionando aqui no blog. FEM é uma organização sem fins lucrativos em Genebra na Suíça. Ela é conhecida por suas reuniões anuais em Davos, Suíça e nelas reúnem-se os principais líderes empresariais e políticos, também intelectuais e jornalistas selecionados para discutir e tentar visualizar problemas que enfrentamos mundialmente, como saúde, cultura e meio-ambiente.

Ano passado, foi criada esta lista abaixo que diz quais são as habilidades necessárias para a pessoa ter e estar preparado para o mercado de trabalho em 2020. Comparando com o que era esperado de uma pessoa em 2015. O site é somente em inglês, mas vamos dar algumas dicas para vocês aqui.

Os números 4 e 5, se referem a gerenciamento de pessoas e coordenação com os outros, a grosso modo de tradução. Mas para simplificar, é saber lidar com as pessoas e ser um bom líder, o que já era esperado para 2015 e continua sendo requisitado. Então, para lhe ajudar com estas habilidades vamos retomar um pouco nosso assunto sobre Múltiplas Inteligências. Caso você não tenha conferido o post, clique aqui!

Você conhece alguém que geralmente reconhece quando você não está bem? É aquela pessoa que a gente corre para contar algo porque “nos entendem”. Estamos falando da Inteligência Interpessoal. E o nome já ajuda a exemplificar. Quem possui um grau maior desta inteligência, tem maior empatia pelos outros, se preocupa com o que o outro está sentindo.

A Inteligência Interpessoal permite que fiquemos atentos para coisas que às vezes nossos sentidos não conseguem captar. É uma inteligência que nos habilita a entender palavras, gestos, objetivos e metas que ás vezes estão implícitos em uma conversa. Nos permite trabalhar com grandes grupos, detectando e compreendendo os problemas dos outros. Professores, terapeutas, psicólogos, educadores e advogados são alguns exemplos de profissões que têm um grau muito elevado neste tipo de inteligência.

Voltando ao que nos interessa. O FME acredita que trabalhar em grandes grupos e ter empatia – que é se colocar no lugar do outro – para encontrar soluções nos problemas mundiais, será sim uma habilidade cada vez mais requisitada em vagas de empregos. E, já que segundo as Múltiplas Inteligências, possuímos todas elas em graus diferentes, como melhorar ela e deixar super pronta para 2020?
Aqui vão 20 dicas pra você praticar todos os dias!

1.Elogie 03 pessoas por dia!

2. Tenha um aperto de mão firme.

3. Olhe as pessoas nos olhos.

4. Gaste menos do que ganha.

5. Saiba perdoar a si mesmo e aos outros.

6. Trate os outros como gostaria de ser tratado.

7. Faça novos amigos!

8. Saiba guardar segredos.

9. Não adie uma alegria!

10. Surpreenda aqueles que você ama com presentes inesperados!

11. Aceite sempre uma mão estendida.

12. Sorria!

13. Pague as suas contas em dia.

14. Não ore para pedir coisas. Ore para agradecer e pedir sabedoria.

15. Dê às pessoas uma segunda chance.

16. Não tome nenhuma decisão quando estiver cansado ou nervoso.

17. Respeite todas as coisas vivas, especialmente as indefesas.

18. Dê o melhor de si no seu trabalho.

19. Seja humilde, principalmente nas suas vitórias.

20. Jamais queira tirar a esperança de uma pessoa. Pode ser que ela só tenha isso.

Voltando ao que citamos acima… tendência é tendência e se você quer estar preparado para 2020 precisa saber liderar, trabalhar em equipe, ter uma comunicação eficaz, saber administrar conflitos e também ser mais criativo… bora praticar!

Deixe um comentário