Intercâmbio Toronto 2018

By Hey Peppers!
In março 14, 2018
2993 Views

“E ai como foi teu intercâmbio?” “Nossa foi incrível, não tem com explicar!” Se você já fez um intercâmbio, com certeza já usou essa resposta, não é mesmo?! Isso acontece porque muitas vezes não há como explicar mesmo. Como explicar sentimentos? É um novo aroma da cidade. Frio na barriga para passar na alfândega. Aquela sensação de alivio por ter pego o metrô certo. A adrenalina de pegar uma conexão e você tem poucas horas de um portão ao outro. Comidas que não costuma ver ou só via em episódios do Master Chef. Ir a um supermercado e encontrar coisas por 1 dolar! Conhecer pessoas do mundo todo e nesta situação todos falando a mesma língua! Em Janeiro de 2018, a Hey Peppers! embarcou mais um grupo de intercâmbio para o Canadá! Foram 3 semanas de muito aprendizado, novas experiências e claro muita diversão!

E aí, você já pensou em fazer um intercâmbio para o Canadá? Confira a seguir, fotos e depoimentos da teacher Suzan, líder do grupo, e dos alunos que viajaram, contando um pouco mais sobre a experiência de fazer um intercâmbio com a Hey Peppers!.

“Desde a reunião pré-embarque, durante a viagem a Porto Alegre e nestas 3 semanas, a convivência com cada um do grupo vai se tornando mais prazerosa, leve e nos tornamos uma família. Onde cada um tem alguma habilidade a mostrar e ensinar. Onde cada um com seu jeito peculiar nos ensina como o ser humano é incrível.

A expectativa de cada participante era diferente. Alguns queriam melhorar nível de inglês, alguns estão muito ansiosos para fazer atividades de inverno em -20º! Alguns queriam experimentar novas culinárias e também fazer compras, mas cada um buscando a sua parcela de alegria.

Quando chegamos no país, já somos super bem recepcionados pela Homestay ou por motoristas particulares da ILSC, escola parceira da Hey Peppers!. No primeiro dia já pudemos conhecer as famílias e ainda ter a experiência de pegar metrô, conhecer o centro e já sentir como seria viver neste local por 3 semanas. Após as primeiras aulas já começamos as amizades, trocas de Snaps e Instagram. Durante a tarde, a cada dia, uma experiência incrível e muito diferente! Conhecer uma torre de mais de 500 metros. Fazer pinturas em porcelanas. Atirar machados em alvos. Conhecer lagos totalmente congelados. Visitar 3 cidades em um fim de semana com mais de 30 alunos e praticar, além do inglês, FRANCÊS! Assistir a um mega show de basquete, e quando digo show, é um espetáculo mesmo!

Para cada pessoa trará uma vivencia e um sentimento diferente, mas uma coisa é certa, a visão de vida e as coisas e pessoas que damos importância ficam totalmente diferente quando se faz um intercambio, quando se vive uma outra realidade por poucos dias.” Suzan Pause – English Teacher da Hey Peppers! e líder do grupo de Toronto (JAN/18)

“Eu já estive no Canadá. Finalmente posso dizer isso. Há alguns anos, eu senti uma vontade enorme de conhecer o Canadá, as pessoas que moram lá, e também, a cultura. Outrossim, esse sonho de viajar para fora do Brasil parecia bem distante de acontecer. Em 2017 comecei a trabalhar na Hey Peppers!. E em menos de um ano, essa viagem estava agendada. Saindo do Brasil no dia 21 de Janeiro, dava-se início às três semanas que eu torcia para que não passassem tão rápido. Dia 22 de Janeiro, chegada em Toronto com muita neve. Finalmente estava lá, a emoção era enorme.

Embarcar em um carro de uma família nativa, que seria a minha pelos próximos 21 dias já mostrava que a experiência seria no mínimo, diferente. Estar em um ambiente onde saber apenas Português não era suficiente, foi, para mim, incrível, pois finalmente tive a oportunidade de testar meu inglês de verdade e aprender a cultura e rotina de uma família canadense, e como muitas coisas funcionam lá.

Conseguir praticar um segundo idioma em um contexto real, e ainda aprender coisas diferentes das que vivemos no Brasil é algo ótimo. Além da experiência na casa de família, tive três semanas em uma escola de inglês com pessoas do mundo todo. Sério do mundo todo mesmo! O fato de falar a sua língua materna nas dependências da escola acarreta em punições, ou seja: English only! E isso deixava o lugar num clima de aprendizado a todo momento. Aulas com ótimos professores, socialização, conversas, provas, testes, eventos… tudo focando a prática do inglês ao máximo.

“Você ficava só na casa de família e na escola?” Bem… não… Todos os dias havia uma atividade diferente que envolvia pontos turísticos em Toronto, Quebéc, Montreal e Ottawa. A rotina foi bem corrida, mas valeu cada segundo. E após os passeios em tais pontos, caminhar pela cidade ao entardecer até à noite, chegando ficar perdido várias vezes e tendo que pedir informação (ou receber informação sem mesmo pedir porque algum canadense percebeu que você estava perdido haha), fazia parte da rotina diária. A cidade é linda, frio, neve… Poder fazer um boneco de neve, o “anjinho” e guerrinha de bola de neve era muuito legal! E poder sair conhecer algo novo todos os dias foi uma oportunidade que eu simplesmente não podia deixar passar. “Você gostaria de voltar?” Claro, quando é o próximo vôo mesmo?” Maurício Wrubleski – teacher da Hey Peppers! 

“O Canadá pra mim foi a experiência mais incrível da minha vida. A chance de ir pra um país muito diferente do seu, com outra cultura, outro clima, outras pessoas e outro idioma. É realmente fantástico, pois é como se fosse outro mundo. Eu tentei aproveitar o máximo para conhecer o lugar, conhecer novas pessoas e melhorar meu inglês de uma forma surpreendente. Porque quando você é obrigado a falar em inglês pra se comunicar, tu começa a pensar em inglês também e isso ajuda muito. Com certeza essa viagem valeu a pena e espero levar pra sempre as boas lembranças de lá, como o snowboard, a patinação, o jogo de basquete e hóquei e todas as outras coisas incríveis. E espero um dia poder voltar para lá.” Bruno Rigon Beilfuss

“Fazer o intercâmbio foi uma maneira muito boa de melhorar o inglês. Tanto o falado como a escrita, também melhorou a confiança, perceber o quanto eu sei falar. Na casa de família foi excelente eles eram muito legais e dispostos a ajudar. Talvez eu faça uma viagem de novo, mas pra outro lugar. Não que Toronto não seja um lugar bom, que aliás é uma ótima cidade.” Gabriel Dobranschinski

“Uma cidade incrível com uma diversidade inimaginável: brasileiros, italianos, asiáticos, espanhóis, muçulmanos, australianos e muito mais. População muito prestativa, educada, sem falar da segurança e estrutura de transporte extremamente organizada. Lugares e culturas instigantes e diferentes que pode se conhecer. Assim foram baseados meus dias na cidade de Toronto, Canadá. O melhor frio que eu já senti. A neve presente em quase todos os dias. Parte francesa muito cultural e bonita. Cenários de filme e pessoas incríveis. Minha homestay foi fantástica, pessoas novas, cotidiano totalmente diferente e cada dia mais incrível.

Confesso que foi difícil de acostumar com somente um lanche ao invés do volumoso almoço brasileiro. Mas foi uma experiência legal! Comidas peculiares e variadas (com pimenta, cuidem o spicy hahahaha). Pude praticar o inglês de maneira simples e descontraída em casa e na rua, simplesmente incrível. Bom, eu já era interessado neste país. Especialmente esta cidade. E quando voltei fiquei mais vidrado, pois é uma cidade cativante. Por mais que grande parte da cidade seja voltada para o trabalho, existem possibilidades fantásticas para se divertir e aprender. Conhecer um novo mundo encantador. É como Mario Quintana dizia:  viajar é trocar a roupa da alma.” Vinícius Brum

“Uma viagem internacional na adolescência é uma oportunidade ímpar. Com essa certeza foi que decidimos pela viagem do nosso filho ao Canadá. Quando recebemos o convite para que o Bruno fosse ao Canadá com a Hey Peppers!, ficamos apreensivos, pois nunca fizemos uma viagem internacional e não sabíamos o que esperar. Conversando com a escola, percebemos que a escola tinha tudo planejado e experiência de viagens anteriores. Auxiliaram na emissão do passaporte, explicaram todo o programa da viagem, indicaram a compra do chip e do cartão internacional e na preparação da bagagem, ou seja, todos os preparativos para que Bruno viajasse tranquilo e ficássemos tranquilos em casa.

Durante a viagem, mantiveram contato todos os dias, avisando e mandado várias fotos do nosso filho e da turma  nas atividades programadas. Ao falar com o Bruno, percebíamos que tudo corria como planejado e ele curtia cada momento. Durante as 3 semanas que ele esteve no Canadá ficamos tranquilos graças ao cuidado constante de toda a equipe. No retorno, acompanhamos passo a passo a viagem de retorno ao Brasil, sempre informados no grupo do WhatsApp de cada etapa da viagem. Com tudo providenciado pela escola e viabilizado por ela, a viagem deixou muitas lembranças e a certeza de uma experiência inesquecível para o nosso filho.” Bernardo Beilfuss – pai do aluno Bruno

“Começando pelo Gabriel, ele não é muito de expressar seus sentimentos, mas quando viu que tinha possibilidade de ir, ele quis muito. E nós confiamos na escola, a gente viu que é um programa de intercâmbio sério. Nos passaram segurança. A gente viu que pro Gabriel, a Hey Peppers! fez muito bem. Desde o primeiro dia. Ele saía mais descontraído, mais feliz, depois de cada aula. O ambiente e o astral da escola é muito bom. E por isso tivemos total confiança em mandar ele para o intercâmbio. A gente sabia que ele estava seguro. Recomendamos a escola e o intercâmbio para muitos amigos!” Clair Dobranschiski – mãe do aluno Gabriel

“O intercambio é uma oportunidade de experiências múltiplas, pois além de aprender e praticar o inglês de uma forma mais efetiva, também proporciona um crescimento pessoal importante. As interações culturais oferecidas na escola e na casa da família foram de importante contribuição para o desenvolvimento pessoal e amadurecimento do Vinicius. As experiências oferecidas na escola, nos passeios e na casa da família que hospeda indiscutivelmente agregam uma visão muito maior de independência, responsabilidade e  amadurecimento. O intercâmbio transcorreu muito  tranquilo. Ficamos aqui no Brasil muito seguros em relação aos cuidados tomados com nosso filho lá no Canadá, em relação ao Hey Peppers, à lider do grupo, a casa que hospedou e escola. O intercâmbio é uma forma de oferecer uma experiência a mais a nossos filhos, pois sabemos que o mercado de trabalho atual exige mais que um diploma. ” Cibele Brum – mãe do aluno Vinícius

Curtiu? Então que tal carimbar esse passaporte? A Hey Peppers! tem programas de intercâmbio para o Canadá e também para vários outros destinos incríveis! Clica aqui pra saber mais!

Deixe um comentário