O que pode impedir seu filho de obter sucesso profissional?

By Hey Peppers!
In fevereiro 13, 2017
495 Views

Você lembra dos obstáculos que enfrentou durante sua caminhada profissional?

Entenda que, assim como você, seu filho possui um longo caminho a percorrer rumo a uma carreira sólida.

A boa notícia é que você pode ajudá-lo a trilhar este caminho, oferecendo a preparação profissional necessária para que ele possa lidar com as pedras que surgirem no caminho.

Segundo especialistas da área, estes obstáculos vão desde comunicar-se fluentemente em uma segunda língua à desenvolver a habilidade de adaptar-se às mudanças tecnológicas do mercado. Veja:

DIFICULDADE DE FLUÊNCIA EM UMA SEGUNDA LÍNGUA:

Conhecimento básico em inglês (capacidade de ler e entender) já passou de diferencial para requisito obrigatório na maioria das empresas. No entanto, profissionais com fluência na língua ainda são escassos no mercado brasileiro.

Para o gerente executivo da área de TI e Telecom da Consultora Talenses, Henrique Gamba a fluência na língua inglesa ainda não é uma realidade mesmo nos cargos mais elevados em diversas empresas.

Isso porque a maioria dos profissionais enxerga a proficiência na língua como um complemento e não como algo necessário.

Trata-se, de um gargalo a ser preenchido, já que, com uma globalização cada vez mais ascendente a empresa acaba por ter duas opções: investir em profissionais fluentes na língua ou perder a oportunidades de novos negócios.

Neste sentido, a fluência na língua inglesa é um dos principais desafios que seu filho deverá enfrentar no mercado de trabalho. Por isso, quanto antes ele começar a receber preparação nessa área, mais apto e preparado ele estará para enfrentar os futuros desafios.

INCAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO:

No mundo dos negócios, a construção de um discurso simples, claro e eficaz é extremamente importante. Seja durante uma entrevista de emprego ou para apresentar um projeto dentro da empresa, uma comunicação eficaz traz a liberdade de expressar suas ideias às pessoas de forma clara, confiante e simples. Uma boa comunicação convence a todos do real valor pessoal e profissional de um indivíduo.

Em resumo: uma boa expressão pode abrir muitas portas para seu filho.  Por isso, tenha em mente que em algum momento o mercado irá cobrar esta característica dele.

Ainda de acordo com Henrique Gamba gerente executivo da área de TI e Telecom da Consultora Talenses, uma boa capacidade comunicativa é o ponto-chave da questão comportamental, principalmente para aqueles que ocupam cargos de gerência.

INCAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO ÀS NOVAS TECNOLOGIAS

Gestor algum quer ter em sua equipe um colaborador inseguro e resistente a inovações.

Profissionais com capacidade contínua de adaptação, mais preparados para um ambiente em constante mutação, estão em alta no mercado de trabalho.

A tecnologia, em crescente evolução, transforma tudo o tempo todo. Seu filho deve estar preparado para isso.

Flexibilidade é uma característica muito apreciada pelos gestores e, sem dúvidas, irá ajudar muito seu filho a lidar com as adversidades do dia a dia. Afinal, as empresas nunca irão se adaptar às necessidades de seu filho, é ele quem deve se adaptar ao novo ambiente.

É preciso ter em mente que o mercado não procura apenas por profissionais inteligentes ou com um bom currículo. Características como determinação, capacidade de inovar e se adaptar são um diferencial muito valorizado.

FALTA DE FOCO NA CARREIRA

Um dos maiores problemas para o desenvolvimento de qualquer carreira profissional é a falta de foco e de um objetivo definido.

É o foco quem vai manter seu filho perseguindo um objetivo quando os obstáculos surgirem.

Para o psicólogo, escritor e jornalista estadunidense Daniel Goleman, o foco proporciona certa imunidade às turbulências emocionais. Ou seja, quando se tem um foco, os obstáculos não são vistos como impossibilidades e sim como oportunidades. Se o seu filho tiver um foco definido, enxergará em todos os desafios que surgirem na carreira uma chance de melhorar.

Entenda que, quanto maior for a preparação de seu filho para enfrentar estes desafios, maior facilidade ele terá de alcançar seus objetivos profissionais.

 

Leitura sugerida:

ebook02-947x524

 

Deixe um comentário