inglês no cotidiano brasileiro

Palavras e expressões em inglês no cotidiano brasileiro

By Hey Peppers!
In fevereiro 9, 2017
1677 Views

Segundo pesquisas, o inglês é uma das línguas mais faladas no mundo e é um pré-requisito para profissionais e pessoas que desejam se aventurar em outro país. No entanto, no nosso dia a dia, mesmo aqui no Brasil, utilizamos algumas frases e palavras vindas do idioma.

Por essa razão, no artigo de hoje falaremos sobre o inglês no cotidiano brasileiro. Além disso, explicaremos como essa língua tem influenciado o nosso vocabulário. Continue a leitura para saber mais!

O inglês no cotidiano brasileiro e a sua influência

O uso de estrangeirismos no Brasil é bastante recorrente. Além da riqueza e complexidade da língua portuguesa, ainda temos que estar ligados às palavras estrangeiras que foram incorporadas ao nosso vocabulário.

O anglicismo é um termo que pode ser usado para explicar melhor esse fenômeno. Ele consiste na introdução de palavras da língua inglesa na portuguesa. São vocábulos que usamos no nosso cotidiano, mas que não encontraram uma tradução que transmitisse o seu real significado.

É impossível não fazer uso das palavras em inglês. Elas estão por todo lugar, das compras que fazemos no shopping center ao cheeseburguer que comemos no lanche. Por isso, é importante se inteirar. Sabia que é possível até mesmo aprender mais uma segunda língua só por meio de expressões?

As expressões estrangeiras e como elas podem nos ajudar

Com o desenvolvimento e a globalização, o inglês passou a ser a principal língua utilizada no cinema, nas músicas, além de ser a mais estudada por países que não a tem como principal idioma.

As empresas exigem que os candidatos dominem esse idioma mundial. Mesmo que elas não fizessem essa exigência, o mercado cobraria. Isso porque muitos sites e livros especializados não possuem tradução.

Por essa razão, conhecer algumas expressões e palavras do dia a dia que podem te ajudar a se desenvolver é fundamental. Mostraremos algumas delas a seguir!

E-mail

O e-mail é uma palavra que surgiu com a internet e desde o seu nascimento foi poucas vezes trazido como correio eletrônico pelas pessoas no Brasil. Provavelmente, junto dele você já deve usar palavras como site, download, entre outras. Por isso, vale a pena conhecer mais sobre esses vocábulos.

Self-service

Você provavelmente já foi a um restaurante self-service, não é mesmo? Bem, a palavra significa serviço próprio, mas não é usual traduzi-la. Isso já o ajudará quando for passear em outro país, pois será possível saber exatamente o que encontrará pela frente.

Off

Estou off, 50% off, day off, essas expressões estão por toda parte e foram incorporadas quase como uma palavra do nosso português. Na web, ela se popularizou devido ao famoso offline, porém, foi levada também para o comércio, especialmente, na época das liquidações sinalizando a porcentagem de promoção.

Hey man

Focando agora mais nas expressões, hey man é bastante utilizada como gíria. Quando uma pessoa quer chamar a atenção de um amigo ou mesmo só cumprimentar, ela solta essa expressão. Aliás, no mesmo contexto que ela é utilizada no Brasil é também usada nos países que possuem o inglês como idioma.

New look

Com a popularização dos blogs de moda na web, houve também um boom na utilização de expressões em inglês. Além de ootd (o famoso outfit of the day ou look do dia), a locução new look passou a ser adotada quando uma novidade no visual está para ser anunciada, o que é frequente.

Lol

Os gamers também são um dos grupos que mais incorporam e praticam a língua inglesa no dia a dia devido aos jogos. Mod, multiplayer, cheat são apenas alguns exemplos. No entanto, uma que se popularizou até mesmo fora do mundo virtual foi Lol, que é uma sigla de Laughing out Loud. Ela é usada para identificar uma gargalhada.

Feedback

Quem está no mercado sabe bem a importância de um bom feedback. O termo nem precisa ser traduzido para se fazer entender pelos brasileiros. O feedback consiste na avaliação de uma determinada ação de um profissional. Não importa onde você esteja, aqui ou em alguma nação que tenha como o idioma o inglês, o feedback é fundamental para quem trabalha.

Feeling

Quando uma pessoa diz que teve um feeling, significa que ela teve a sensação de que determinada coisa aconteceria. Ao acrescentar a palavra no seu vocabulário fica mais fácil fazer a sua aplicação, quando estiver estudando o inglês. Feeling pode ser sentimento, assim como é um termo utilizado em vários phrasal verbs.

Show

Você pode estar pensando: show é uma palavra tão comum, eu sei que são apresentações musicais. Pois saiba que esse vocábulo não se restringe a isso, especialmente porque pode ser traduzido como “mostrar” e está ligado a milhares de outras expressões como: talk-show, show up, game show e show off.

Playlist

Com a evolução do streaming, as playlists passaram a fazer parte do dia a dia de quem curte música. A palavra é composta por outras: play e list. Elas são algumas das mais abrangentes e presentes no dia a dia de um nativo da língua, já que compõem várias locuções verbais. Vale a pena pesquisá-las separadamente.

Fashion

A palavra é usada tanto para determinar o mercado, como adjetivo. Aliás, fashion tem a colocação em várias expressões do nosso dia a dia, principalmente quando nos referimos à moda.

Diet

Diet tem uma tradução até muito popular “dieta”, mas quando vamos ler os rótulos de produtos que possuem menos açúcar em sua composição, o mais comum é que vejamos escrito diet.

Check-in

No aeroporto, no hotel ou pousada, quando você vai dar entrada faz o check-in. A expressão é tão comum que nem mesmo existe uma tradução que as pessoas usem no seu lugar comumente.

Existem várias expressões e palavras da língua inglesa que estão presentes no nosso cotidiano. Nós apresentamos aqui apenas uma pequena parte do que vemos, por isso, vale a pena sempre pesquisar. Isso o ajudará a ter mais facilidade quando for estudar.

Agora que você já sabe mais como usar o inglês no cotidiano brasileiro, conte para nós: qual é a expressão que você mais usa e não está na lista? E qual das que apresentamos faz parte do seu dia a dia? Deixe um comentário!

dominar o segundo idioma

Deixe um comentário