O quanto você é inteligente? Saiba mais sobre a inteligência musical

By Hey Peppers!
In agosto 23, 2017
1602 Views

Você já ouviu falar das Múltiplas Inteligências? Segundo alguns estudos, cada pessoa tem um certo grau de inteligência dependendo da área mais desenvolvida do seu cérebro. Aqui no blog já desvendamos sobre as Múltiplas Inteligências, são elas: inteligência musical, lógico-matemática, existencial, interpessoal, corporal-cinestésica, linguística, intrapessoal, espacial e naturalista. Confere esse vídeo para você aprender muito mais! Clique aqui para conferir.

Uma dessas inteligências nós utilizamos muito no dia a dia e muitas vezes nem percebemos! Vamos ver se você descobre qual é: sabe quando você está escrevendo, conversando em voz alta e ainda está com aquela música favorita na cabeça? E, além disso, ainda consegue perceber o barulho dos carros passando, a vizinha limpando a casa e até que o som das teclas do teclado tem uma sintonia legal? E aí? De qual estamos falando? Acertou se pensou na Inteligência Musical!

A inteligência não é inata, ou seja, não é uma coisa só para o resto da vida. A inteligência é a capacidade de resolver problemas e criar soluções dependendo do seu contexto, suas experiências, habilidades, então ela muda com o passar dos anos. Parece obvio né? Mas ainda há pessoas que dizem que não!

Mozart aos cinco anos já fazia composições musicais, tinha este talento incrível aos sons. E quem dirá Mandy Harvey, pera! Não sabe quem é ela? Mandy cantou em America’s Got Talent este ano mesmo sendo surda! Isso mesmo! Dá uma olhada nesta incrível história!

Então não tem como dizer que as pessoas não são inteligentes, porque talvez não façam cálculos mirabolantes ou não inventaram nada. A realidade é que todos tem talentos e cada um em grau diferente. Muito dependerá de sua história de vida, as influências na escola, casa e o quanto você as praticou estes anos.

A inteligência musical caracteriza-se em pessoas que gostam de sons, estão sempre rodeadas de música, aprendem facilmente novos timbres, ritmos e melodias. Estas pessoas gostam de assobiar, cantarolar, marcar sons por exemplo com o lápis batendo na mesa. Ou até mesmo um professor corrigindo provas discursivas e fazendo um mini ritmo entre A,B,C para corrigir mais rápido. São pessoas que o humor pode ser ditado por uma música. Elas sentem o poder que a mesma traz fazendo com que mude o estado atual para melhor ou pior.

Quando são bebês, iniciam balbuciando ou cantarolando músicas. Quando já estão completando 2 anos, podem compor suas músicas, mesmo que curtas são uma fofura e já corremos para gravar vídeo! Vocês lembram daquele bebê de um ano e onze meses cantando Beatles – Don’t let me down, com o pai? Dá uma olhada nessa explosão de fofura na sua tela!

Pois é, mas não fique triste se tudo que já dissemos não se aplica a você e o máximo que você faz é desafinar no chuveiro! Você poderá desenvolver melhor sua Inteligência Musical praticando algumas das dicas abaixo:

  • Crie um ambiente musical, ou seja, coloque uma música ambiente no seu local de trabalho, por exemplo.
  • Compre um instrumento musical e inscreva-se em um curso, ou assista vídeos no youtube para aprender a tocá-los e de quebra já cria uma canal mega bacana!
  • Está estressado? Coloque músicas relaxantes e afaste todos pensamentos ruins, prestando atenção somente nos tons musicais que ouve.
  • Leia em voz alta, veja se o que está escrevendo soa legal.
  • Escreva canções, se divirta pensando em que ritmo melhor seria cantada.
  • Jogue no lyricstraining.com e já aproveite para praticar muito o Inglês!
  • E no backpacker.com.br/playFTM você também poderá praticar suas músicas favoritas e até jogar com um amigo!

Curtiu? Então não deixe de exercitar suas Múltiplas Inteligências. Nos conta aí nos comentários qual a sua habilidade e se você curtiu esse post!

Deixe um comentário