Por que a programação é tão importante para o seu futuro profissional?

By Hey Peppers!
In maio 16, 2017
517 Views

Vivemos a era da informação e da revolução tecnológica. Prestes a entrar em uma “era da robótica” e com tanta tecnologia nos cercando, é importante também conhecer de perto como funciona a programação e como ela pode afetar o seu futuro profissional.

Para te ajudar a entender melhor esse novo contexto e como ele pode te afetar daqui pra frente, escrevemos esse post completo. Continue lendo e confira!

A programação é tão importante para o futuro profissional quanto ler e escrever

Saber ler e escrever é uma condição mínima de aptidão para o aprendizado de todas as áreas do conhecimento humano.

A educação sempre foi um fator importante de desenvolvimento do ser humano e é importantíssimo para nós saber ler e escrever, mesmo que não necessariamente venhamos a nos tornar escritores, redatores, dramaturgos ou jornalistas profissionais.

Aprendemos a ler e escrever porque é útil para nós e com a tecnologia não pode ser diferente.

Quem não aprender a programar, sempre será dependente dos outros profissionais e até mesmo correrá o risco de ficar fora do mercado de trabalho, em um futuro próximo. Será como o analfabetismo no século 20 e no começo do século 21. Quem não aprender a programar, será programado.

Está em todos os lugares

E quando falamos em todos, realmente falamos de todos os lugares:

  • hospitais;
  • lanchonetes;
  • escolas;
  • trânsito;
  • fazendas;
  • estradas;
  • céu;
  • espaço;
  • no fundo do mar (ou na sua superfície);
  • dentro da sua casa;
  • na sua mão (seu smartphone).

Todo mundo usa a tecnologia, mas poucas pessoas entendem como ela funciona. Isso torna as pessoas cada vez mais dependentes dela.

Entender de programação pode ajudar a tornar as coisas mais fáceis. Podemos citar inúmeros lugares onde encontramos a tecnologia. Ela está em todos os lugares e os dispositivos ou Gadgets já fazem parte de nossas vidas. Não dá mais para ignorar essa afirmação.

Ajuda os usuários a se tornarem mais produtivos

Todos os dias surgem novas técnicas, novas metodologias e novos equipamentos. Precisamos aprender a nos adaptar, a fazer o melhor uso desses avanços. Conhecer sobre programação é um ótimo caminho para alcançar essa fluência.

Mesmo que não venhamos a nos tornar programadores profissionais, o conhecimento em programação poderá nos ajudar a compreender como funciona cada detalhe dessas novas tecnologias.

Ao compreendermos o funcionamento, nos tornamos usuários melhores, mais produtivos e agregamos mais valor ao nosso trabalho.

Desenvolve o raciocínio lógico na resolução de problemas

A programação nada mais é do que um “passo a passo”, um conjunto de ações que estabelecemos previamente para atingirmos um determinado objetivo. Isso não se restringe apenas à linguagem de computadores. Logo, entender de programação pode ser muito útil para realizarmos as tarefas do dia a dia.

Quando desenvolvemos essas habilidades, nos tornamos mais produtivos porque a programação visa realizar as atividades da melhor maneira possível, utilizando menos esforço e recursos ao empregarmos o raciocínio lógico.

“Eu acho que todos neste país deveriam aprender a programar um computador. Deveriam aprender uma linguagem de programação, pois te ensina como pensar”, afirmou Steve Jobs.

Ajuda no desenvolvimento da capacidade de comunicação e interação entre as pessoas

Quando aprendemos programação, podemos fazer do uso de novas tecnologias para criar algo novo e nos expressar plenamente por meio dessa criação. O pensamento criativo nos permite expressar nossos pensamentos e nossos desejos por meio dos programas de computador.

Isso faz com que o nosso alcance possa ser maior, a um custo mais baixo. O grande exemplo que podemos citar é a internet, que possibilitou um avanço enorme em vários setores, especialmente o da comunicação.

Proporciona novas formas de aprendizado

O uso da tecnologia, especialmente da programação, cria novas formas de se aprender ainda mais efetivas do que por um meio tradicional, pois permite que o aluno aprenda algo enquanto cria alguma coisa nova e isso acelera o aprendizado, cria novos caminhos para a educação. Além de entregar profissionais ainda mais qualificados para o mercado.

Essa necessidade já é bem reconhecida nos Estados Unidos, onde existe uma iniciativa do governo em inserir o ensino da programação nas escolas de todo o país.

Oferece a oportunidade de conseguir empregos melhores

A inovação tecnológica trouxe, com a globalização, o surgimento de dezenas de novas profissões.

Ocupações antigas estão deixando de existir e dando lugar a novas. Vários mercados foram se modificando e novos foram surgindo. Outra coisa importante a se observar é que nunca foi tão importante como agora saber outro idioma, como o inglês.

Entender de programação abre muitas oportunidades de emprego, tanto no país como fora. A mão de obra brasileira no setor de programação é mais barata em relação à norte americana ou europeia, por exemplo.

As empresas de outros países estão de olho e já que a oferta por programadores é tão escassa, profissionais dessa área conseguem ótimas oportunidades de estudar e trabalhar no exterior.

Além disso, é possível trabalhar de qualquer lugar do mundo, o que lhe permite ganhar em dólar e gastar em outra moeda, o que torna a programação ainda muito mais vantajosa.

Mercado é amplo, com diferentes linguagens para diferentes usos

Existem muitas linguagens de programação e cada uma possui suas particularidades, sendo que cada situação requer uma linguagem específica.

Entretanto algumas seguem liderando o ranking de utilização por serem mais completas e mais confiáveis do que outras. Dentre as linguagens mais utilizadas podemos citar:

  • JavaScript;
  • Java;
  • PHP;
  • Python e muitas outras.

Algumas linguagens são mais simples e outras mais complicadas, vai depender de qual tarefa se quer realizar e qual tipo de programa será desenvolvido e para qual finalidade.

A tecnologia facilita a vida das pessoas por meio dos programas e aplicativos. As novas gerações têm muito o que aproveitar desses avanços e aprender sobre programação é essencial para que as pessoas possam criar suas próprias soluções.

Somente pelo desenvolvimento do raciocínio lógico, do pensamento criativo e do domínio de linguagens de programação é que isso é possível.

Gostou desse post sobre por que a programação é tão importante para o seu futuro profissional? Aproveite para ler este post sobre como a programação desenvolve o raciocínio lógico nos jovens.

Deixe um comentário