serie vikings

Quer aprender inglês se divertindo? Conheça a série Vikings!

By Hey Peppers!
In junho 1, 2017
514 Views

Muita ação, drama, traição, empoderamento feminino e cenas com paisagens de tirar o fôlego. Além disso tudo, ainda com uma base histórica interessantíssima. Essa é a série Vikings: transmitida pelo History Channel e disponível na Netflix, é um ótimo entretenimento para ajudar você a aprender inglês se divertindo.

Filmada na Irlanda, a série conta a história do célebre viking Ragnar Lothbrok e seu caminho de consagração como rei das tribos vikings com as suas incursões pela França e Inglaterra.

Lançado em 2013, o primeiro episódio da série foi assistido por mais de 6 milhões de pessoas nos Estados Unidos. Desde então, fez tanto sucesso que já está em sua quarta temporada, com a quinta confirmada para estreia esse ano.

Ficou curioso para saber mais sobre a série e saber como aprender inglês enquanto se diverte? Então confira o post que fizemos especialmente para você!

A história do rei viking que inspirou a série de TV

A série trata de uma história verídica, ou seja, Ragnar Lothbrok (Lodbrok em dinamarquês) realmente existiu. Ele foi um lendário rei da Dinamarca e reinou entre os séculos VIII e IX.

Segundo a lenda, foi casado três vezes. Distinguiu-se como rei por ter iniciado muitas invasões e conquistas. Sua morte é nebulosa: alguns historiadores dizem que ele foi capturado por um inimigo e que morreu sendo lançado em um poço cheio de cobras; outros dizem que morreu de ferimentos de uma batalha ao tentar invadir Paris.

A série conta a história de Ragnar misturando fatos reais e ficção. Alguns críticos apontam divergências entre fatos e até vestimentas da série e a realidade da época, mas nada disso tira o encanto da história e importância de ser contada. O mais interessante é ver como eram os costumes desse povo que gera tanta curiosidade no imaginário das pessoas.

Os personagens são apaixonantes, como é o caso de Lagertha, esposa de Ragnar. Conforme os episódios vão se desenvolvendo, ela deixa de ser uma simples dona de casa e se mostra uma verdadeira guerreira.

Se você gosta de Game of Thrones, Vikings é outra série que vai encantar você.

E como os vikings fazem diversas incursões pela Europa, a série se pauta em duas línguas: a nórdica antiga e o inglês antigo. É isso que faz ela ser tão interessante para aprender inglês.

As línguas faladas pelos personagens

A série é muito bem produzida, não só em termos visuais, mas também de estudo histórico. Basicamente mostra duas línguas vigentes da época: a língua nórdica antiga (Old Norse) e o inglês antigo (Old English).

A língua nórdica antiga é uma língua germânica falada pelos povos da Escandinávia e as regiões por eles colonizadas. Foi uma língua vigente entre 800 e 1300 d.C. Já o inglês antigo, também conhecido como anglo-saxão, é a forma primitiva da língua inglesa e era falado em lugares que são hoje a Inglaterra e o sul da Escócia.

Para se manter fiel historicamente, os produtores tiveram ajuda especializada da linguista Erika Sigurdson, da Universidade da Islândia, para dar suporte ao Old Norse, e do Dr. Kate Wiles, da Universidade de Leeds, auxiliando no Old English para os personagens anglo-saxões.

Treinando e aprendendo com a série

A variedade de personagens e suas origens torna a série uma forma muito rica de treinar o seu listening. Cada personagem tem um sotaque muito bem trabalhado para retratar as línguas originais.

E esses sotaques são completamente diferentes do americano e britânico que estamos acostumados hoje em dia. Além da diferença entre o sotaque dos vikings e dos ingleses, há ainda a diferença dentro dos próprios clãs vikings.

Para aumentar as conquistas de seu reino, Ragnar precisou criar diversas alianças e fazer política com outras regiões. Isso só é possível porque um dos aliados de Ragnar é capaz de falar diversos idiomas e, consequentemente, negociar os tratos entre as partes. O ator desse personagem consegue expressar diversos sotaques com brilhantismo.

Em dado momento, Rollo, irmão de Ragnar, torna-se um traidor e se alia aos franceses por inveja. Desse modo, a série mostra um novo leque de sotaques e expressões que surgem da interação entre esses dois idiomas distintos.

É claro que os produtores se reservam ao direito de mostrar um pouco do Old Norse e o Old English, mas em momento algum o entendimento é comprometido (mesmo porque, do contrário, as pessoas não assistiriam a série).

Por isso, além de treinar o ouvido para diferentes sotaques, também é muito interessante prestar atenção a expressões e palavras que o inglês herdou dessas línguas primitivas.

Curiosidades e expressões

Diversos termos e influências dos vikings permanecem até hoje na língua inglesa. Talvez o mais famoso de todos sejam os dias da semana. Thursday, quinta-feira, é o Thor’s Day, ou seja, o Dia do Deus Thor, que é o Deus do Trovão. Tuesday, Wednesday e Friday (terça, quarta e sexta-feira) também são dias dedicados aos deuses nórdicos (respectivamente Tyr, Odin e Feya).

São mais de 139 palavras e expressões que a língua inglesa herdou da língua nórdica antiga. Por exemplo, algumas das emoções como anger (raiva) e happy (felicidade) são palavras vindas do Old Norse.

Husband (marido) também é um termo que surgiu entre os vikings. Já ugly (feio) é uma palavra muito curiosa: quando um viking via algo ou alguém feio, eles costumavam usar a expressão uggligr, que significa algo a ser temido.

Berserk é uma palavra que hoje em dia é usada para falar quando alguém está furioso. A única coisa pior que um viking feio, é um viking berserk. No sentido literal da palavra, é um “guerreiro frenético na batalha”.

Outros itens bem comuns tiveram seus nomes originados com os vikings: knife (faca) e cake (bolo).

Aprender inglês se divertindo

Não se assuste se você não conseguir entender muito do que os personagens estão falando ao assistir os primeiros episódios da série. Isso é algo muito normal e a ideia é, além de se divertir com a história, aprender a língua.

Se você ainda não sabe muito de inglês, o melhor é assistir a série com legendas em português. Caso esteja mais à frente, arrisque-se e coloque as legendas em inglês.

Conforme o ouvido for se acostumando, o melhor é assistir o mesmo episódio de três formas: com legendas em português, depois com legendas em inglês e, por fim, sem legendas.

Ficar pausando o vídeo sempre que uma expressão desconhecida aparecer é cansativo e não aconselhável. Assista a série com um caderno e anote todas as expressões e palavras para pesquisar depois.

A série Vikings é um drama histórico empolgante que pode ajudar você a entender mais de história e a aprender inglês se divertindo. Ainda está na dúvida se assistir a séries é adequado para o seu nível de inglês? Faça o nosso teste online e descubra!

2 Comentários

  1. Excelente artigo! Ultra completo sobre como aprender inglês assistindo uma série!

    • Hey Peppers!

      Obrigado! Que bom que você curtiu 🙂

Deixe um comentário