robótica educacional

Robótica educacional: entenda o que é e quais são os ganhos no seu aprendizado

By Hey Peppers!
In abril 26, 2017
664 Views

A educação no Brasil vem passando por constantes transformações, principalmente no que se refere às metodologias utilizadas para transmitir o conhecimento aos alunos. Uma dessas novas metodologias é conhecida como robótica educacional ou robótica pedagógica.

Essa nova metodologia consiste em utilizar kits de montagem, peças diversas, motores e sensores que são controlados por programas de computador que colocam os projetos formados em funcionamento.

Estudar usando os recursos da robótica educacional promove uma série de benefícios para o indivíduo, pois a metodologia aumenta o interesse e estimula a criatividade do aluno, além de realizar a integração completa com várias disciplinas.

Para ajudar você a entender quais são os outros benefícios dessa nova forma de aprendizado, separamos uma lista. Vamos conferir?

Desenvolve a autonomia nos estudos

O fato de a metodologia propor um ensino prático, faz com que o aluno se encontre apto a desenvolver cada vez mais a capacidade de raciocínio rápido para encontrar as soluções dos problemas apresentados a ele.

Com isso, ele naturalmente aprende a se virar sozinho e a não depender tanto da opinião de terceiros, já que muitas decisões precisam ser tomadas individualmente para favorecer um grupo de pessoas, ou seja, ele também aprende a pensar no coletivo e entende que a evolução dele contribui com a evolução de todos os colegas.

Destacando que o respeito e o diálogo com a equipe também são estimulados por essa forma de ensino que nunca exclui o pensamento de outro indivíduo, mas procura sempre entender e fazer com que pensamentos diferentes se integrem formando a melhor solução para os desafios.

Estimula diversas habilidades simultâneas

A robótica educacional é um verdadeiro desafio para quem se propõe a aplicá-la nos estudos e, justamente por trabalhar tantas áreas ao mesmo tempo, o método ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico aliado à importância da integração humana com o objetivo de resolver problemas, proporcionando soluções práticas e viáveis.

Por meio dessa metodologia, é possível trabalhar com o lado estratégico e também material, com resultados reais de aplicações e pesquisas.

O estudante se torna mais ágil, atento e aberto a trabalhar tanto em equipe, como individualmente, sempre buscando o sucesso dos projetos.

Promove a integração de disciplinas diferentes

A integração é realizada nas mais diversas áreas tais como: matemática, física, linguagens, eletricidade, eletrônica, mecânica, arquitetura, ciências, história, geografia, entre outras matérias que são unidas dentro da metodologia a fim de contribuir para a construção de soluções práticas.

O aluno é levado, acima de tudo, a sentir a essência do problema e, a partir disso, traçar os passos para que esses problemas sejam resolvidos, utilizando todas as áreas disponíveis do conhecimento humano. Afinal, uma área complementa a outra, não é mesmo?

Facilita a compreensão de conteúdos curriculares

O entendimento das disciplinas acaba ficando muito mais simples, já que o aluno usa o que aprendeu na prática e em benefício próprio.

A matemática, por exemplo, ajuda a calcular quanto tempo um projeto pode demorar para ser concluído. A linguagem, em inglês ou português, possibilita descrever como executar esse projeto e a ciência, como o trabalho de fato será e quais vão ser os impactos desse projeto na sociedade.

Se você ainda não tem conhecimento de inglês, saiba que isso pode deixar de ser um problema mais rápido do que você imagina, pois já existem cursos que facilitam o aprendizado da língua, com metodologias leves e descomplicadas, e YES isso é tudo o que você precisa para se destacar ainda mais nos estudos!

Ter a visão ampla sobre os conteúdos curriculares colabora com a aplicação desses no dia a dia. Congratulations!

Expande diversas habilidades

Quem pensa que robótica educacional serve apenas para programar robôs está equivocado. Nesse método o aluno desenvolve praticamente todas as áreas e habilidades, além de testar seus próprios conhecimentos o tempo inteiro.

Aqui não existe tempo para ficar parado esperando que as coisas aconteçam, os alunos são inspirados a realmente fazer acontecer, e é aí que está toda a diferença. Esforço, trabalho e dedicação serão sempre recompensados com ótimos resultados.

Exige o entendimento do inglês

Já falamos que o inglês não precisa ser um bicho de sete cabeças para quem não entende a língua. Porém, é uma área que simplesmente não dá para ser ignorada, pois é cobrada em qualquer entrevista de emprego que uma pessoa faça. O domínio nesse idioma se tornou um requisito básico, entende?

Mais uma vez, não se desespere! A inovação dos métodos de aprendizado veio justamente para facilitar a sua vida, basta procurar um curso que realmente prepare você para as diversas situações que vai enfrentar, seja no mercado de trabalho seja até mesmo na vida, no seu círculo de relações.

Saber se comunicar corretamente dá a você o poder de ser dono da sua própria história e essa independência não tem preço. Alguém com boas capacidades de comunicação, ainda mais se for em outra língua, merece reconhecimento, não é verdade?

As pessoas que desenvolvem essa capacidade são vistas com outros olhos, no sentido positivo, pode apostar! Invista no poder da comunicação!

Aumenta as oportunidades no mercado de trabalho

Você ainda tem dúvidas de que as oportunidades para quem estuda programação crescem absurdamente? Imagina contratar uma pessoa com a capacidade de realizar a função dela e de outros três funcionários no mínimo.

Isso porque um profissional com habilidade de programar consegue resolver problemas que, não fosse a programação, levariam muito mais tempo para serem solucionados e necessitariam do trabalho de muitos outros profissionais.

Então nem pense duas vezes, é claro que uma pessoa que sabe programar tem mais chances no mercado acirrado de trabalho do que alguém que não tem conhecimento algum.

A tecnologia veio para melhorar as nossas vidas, e um programador com conhecimentos diversos, incluindo o domínio do inglês, está disparado à frente de outros candidatos comuns.

O único problema da robótica educacional é a dificuldade de encontrar profissionais qualificados para aplicar a metodologia, ou seja, há um obstáculo na formação desses professores que precisa ser ultrapassado, mas a expectativa é que em curto prazo essa realidade seja transformada, o que será positivo para todos.

E aí, curtiu as nossas dicas? Gostou de aprender sobre a robótica educacional? Então para não perder nenhum conteúdo do blog, assine nossa newsletter! Let’s go friends!

Aproveite para baixar o nosso cronograma diário para aprender inglês todos os dias. Organize seus estudos e dê aquele boost no seu inglês 🙂 É grátis, clica aí!

Deixe um comentário