aprender inglês

Top 6 dicas úteis para aprender inglês sozinho

By Hey Peppers!
In março 1, 2017
1637 Views

Você tem a sensação de que é a única pessoa que não fala inglês nos seus círculos sociais? Ou então que existe uma barreira que separa onde você está hoje e todo um mundo de possibilidades que vão surgir quando você dominar a língua inglesa?

Estima-se que existam hoje mais de 1,5 bilhão de pessoas capazes de se comunicar nesse idioma. Se você está cansado de fazer parte dos grupos dos não-falantes, saiba que sim, é possível aprender inglês sozinho.

Pensando nisso, separamos 6 dicas úteis para que você possa se tornar um mestre nessa língua. Confira!

1. Cerque-se do idioma por todos os lados

Se você quiser aprender inglês sozinho, precisa se comprometer a ter o máximo contato possível com o idioma. É assim que, por exemplo, as crianças aprendem a língua inglesa: no início, elas não entendem muita coisa, mas ao conviver o dia todo com a linguagem, elas passam a fazer associações simples e começam a entender o significado de palavras — e, após algum tempo, expressões e frases completas.

Você pode simular um ambiente parecido no seu dia a dia. Mesmo que no início você não entenda totalmente o que está ouvindo, aos poucos aquelas palavras e expressões vão começar a se tornar familiares.

Troque o idioma do seu celular, das suas redes sociais e até dos programas que você usa no computador para o inglês. Comece a ler notícias internacionais na língua original, acessando sites como a BBC e o New York Times. Mesmo que você não entenda exatamente o que está escrito, tente entender a ideia geral pelo contexto.

Busque no dicionário palavras que estiverem dificultando o entendimento geral e anote o significado em um caderno especial para isso. Uma dica é escrever esses novos vocabulários em papeizinhos e colar do lado da cama ou em algum lugar visível. Assim, você pode fazer revisões periódicas do que aprendeu para não esquecer.

2. Assista a seus filmes e séries favoritos sem legenda

No início, isso pode parecer uma tarefa impossível, mas não é. Usar seus filmes e séries favoritos pode ser um grande aliado no aprendizado de qualquer idioma, principalmente se você quiser aprender inglês sozinho.

Selecione aquele filme que você já assistiu várias vezes e conhece muito bem a história. Da primeira vez, assista com a legenda em português e tente associar o que os personagens estão falando com a ajuda da tradução.

Depois, assista novamente, mas com as legendas em inglês. Preste atenção no som das palavras ao mesmo tempo em que lê o que está escrito. Assim você aprende como aquelas palavras e expressões se aplicam em cada contexto e acaba se familiarizando com a pronúncia correta.

Por último, você já está pronto para assistir àquele título totalmente em inglês. Na primeira vez você pode achar muito desafiador, mas não desista. Assim, você poderá se acostumar com o ritmo, com o sotaque e saberá como aquelas expressões se aplicam em uma conversa real. Aos poucos vai ficando cada vez mais fácil.

Filmes de animação, como os da Pixar e da Disney, normalmente têm uma linguagem mais fácil de compreender. Depois você pode passar para produções mais complexas, como a série Star Wars e séries como Game of Thrones e The Bing Bang Theory. A vantagem é que a internet é recheada de piadas e referências a esses títulos, o que ajuda você a ter um contato ainda maior com o idioma.

3. Jogue jogos para aprender inglês sozinho

O aprendizado de nenhuma língua precisa ser uma atividade maçante e chata. Isso é ainda mais verdade com o inglês, já que existe um universo cultural diverso e amplamente difundido da língua. É o caso dos videogames, que são, em sua maioria, nesse idioma.

Resista à tentação de comprar a versão em português daquele jogo que você estava ansioso para testar e experimente o idioma original. Assim, conforme você avança as fases, pode aprender novos vocabulários e como a língua é falada em situações específicas.

Uma ótima opção são os jogos de MMORPG, em que você assume o papel de um personagem em um ambiente ficcional e pode interagir com jogadores do mundo todo. Seja nas situações do jogo de compra, venda e batalha ou fazendo novas amizades, você tem a oportunidade de testar o idioma na prática com nativos da língua. E tudo isso se divertindo muito!

4. Use a internet a seu favor

Hoje em dia a rede mundial de computadores oferece uma infinidade de conteúdos gratuitos dos mais diversos assuntos à distância de um clique. No YouTube, por exemplo, você encontra vários canais para o aprendizado de idiomas de brasileiros e nativos.

Tem para todos os gostos: desde dicas formais sobre pronúncia e gramática até conteúdos divertidíssimos sobre filmes, jogos e erros comuns cometidos até por quem já nasceu falando a língua inglesa.

Além disso, você pode começar a acessar sites que estejam no idioma quando precisar fazer alguma pesquisa para um trabalho escolar, por exemplo. Quando você pesquisa um termo em inglês, a chance de aparecer resultados diversos e melhores é ainda maior. Você vai aumentar suas chances de tirar uma boa nota e de quebra exercitar a língua!

5. Ouça e cante músicas em inglês

Quem canta os males espanta, mas também pode aprender inglês sozinho! Em vez de ficar só escutando suas canções favoritas e cantando sem saber o que está dizendo, tente aprender a cantá-las também.

O segredo, mais uma vez, é a repetição. Escute a música da primeira vez sem tradução, prestando atenção no que ouve. Depois, leia a letra em português e entenda o que ela quer dizer. A partir daí, é só tentar acompanhá-la com a letra original até você ficar craque.

No YouTube você encontra várias playlists com as músicas mais badaladas do momento para você cantar. Além disso, existem também alguns aplicativos de karaokê para você soltar a voz e melhorar ainda mais sua pronúncia. Um dos mais famosos é o Sing!, disponível na Apple Store e na Google Play.

6. Faça um intercâmbio cultural

Um intercâmbio é uma das melhores formas de você melhorar seu desempenho em algum idioma. Isso acontece porque você passa a ter contato diário com aquela língua em situações do mundo real que lhe obrigam a exercitar o que você aprendeu.

No caso do inglês, você tem várias opções incríveis e acessíveis para viajar. Dos Estados Unidos, passando pela Europa até a Austrália, não falta o que escolher! Hoje em dia, algumas escolas de idiomas inclusive oferecem opções de viagens voltadas ao aprendizado da língua inglesa.

Agora que você já sabe tudo como aprender inglês sozinho, mãos à obra! Coloque essas dicas em prática e comente abaixo o que você achou delas!

aprender ingles sozinho

Deixe um comentário