intercâmbio

Vale a pena fazer um intercâmbio?

By Hey Peppers!
In fevereiro 18, 2016
4232 Views

Não é à toa que muitos estudantes procuram por oportunidades de intercâmbio antes de precisarem mergulhar de cabeça no mercado de trabalho, afinal, incluir essa experiência no currículo é um diferencial e tanto. E olha que não estamos falando apenas em relação ao aprendizado do novo idioma! Acredite: um período no exterior pode trazer inúmeras vantagens. Está cogitando a possibilidade e quer saber se vale mesmo a pena fazer um intercâmbio? Então confira agora mesmo alguns dos principais benefícios profissionais e pessoais que selecionamos para dar aquele empurrãozinho:

Aprender uma língua nova

Esse provavelmente é o principal benefício proporcionado por qualquer intercâmbio. Seja uma língua com a qual você já tenha tido um contato prévio ou até algum idioma completamente novo, sempre haverá uma enorme oportunidade de aprendizado durante um intercâmbio. Afinal de contas, o dia a dia de uma experiência no exterior traz inúmeras situações diferentes daquelas encontradas nos livros didáticos, o que amplia seu vocabulário ao mesmo tempo em que ensina a lidar melhor com o improviso. Além disso, existem expressões idiomáticas e nuances de sotaque que só se consegue aprender com a convivência com nativos.

Testar suas próprias habilidades

Um intercâmbio também é uma excelente forma de testar suas próprias habilidades, principalmente se a experiência envolve algum estágio ou trabalho temporário. Nesse caso, você é colocado em situações bastante diversas daquelas com as quais está acostumado, tendo que resolver problemas, lidar com pessoas de personalidade diferentes, além de ter que mostrar um bom desempenho para seus empregadores. É exatamente nesse tipo de situação que se acaba descobrindo novos talentos, habilidades e preferências.

Promover o autoconhecimento

O autoconhecimento que um intercâmbio proporciona é quase imensurável. Nesse tipo de contexto, que o coloca constantemente em teste, você aprende melhor sobre como reage a situações adversas, identifica suas habilidades para se relacionar com outras pessoas, identifica como lida com a saudade dos familiares e amigos que ficaram no Brasil, entre outras coisas. E esse conhecimento representa um desenvolvimento pessoal extremamente importante para absolutamente qualquer pessoa.

Alavancar o aprendizado cultural

Independentemente de onde você escolher realizar seu intercâmbio, com certeza notará diferenças culturais em relação à cidade onde você vive aqui no Brasil, afinal, cada cultura tem suas próprias regras sociais, convenções e manias. Em um intercâmbio para os Estados Unidos, por exemplo, você aprende que as pessoas geralmente não se cumprimentam com beijos, como no Brasil. Se opta pelo Reino Unido, logo perceberá que se atrasar, ainda que só alguns minutinhos, é uma gafe muitas vezes irreversível. Assim, de uma forma ou de outra, você acaba incorporando alguns desses aprendizados em seu próprio dia a dia, mesmo quando voltar ao Brasil.

Conhecer pessoas novas

Normalmente, muitas das pessoas que você conhece durante um intercâmbio estão na mesma situação que você: longe da família, dos amigos e dispostas a aprender coisas novas. Por isso acaba sendo muito fácil fazer novos amigos durante essa experiência. Assim, seja no local de trabalho, no curso de idiomas ou até mesmo nas ruas da cidade, sempre haverá boas oportunidades de fazer novas amizades.

Banner_MEIO_MELHORES_CIDADES_INGLES

Desenvolver confiança em si mesmo

Com o tempo, essa experiência no exterior também faz com que você desenvolva mais confiança em si mesmo e em seu potencial. Você aprenderá que é capaz de cuidar das próprias contas, de cumprir tarefas domésticas sem sofrimento, de se relacionar com os amigos e colegas de trabalho, de se comunicar em um idioma diferente do seu nativo e até mesmo de reconhecer quando é hora de procurar ajuda. Descobrir que tem a habilidade de cuidar de si mesmo contribui para seu desenvolvimento pessoal e, consequentemente, para sua autonomia.

Criar uma vantagem competitiva

Candidatos a vagas de emprego que incluem alguma experiência de intercâmbio em seu currículo têm mais chances de serem contratados. Isso porque o empregador sabe que um intercâmbio indica não apenas que você sabe muito bem como se virar em uma língua estrangeira, mas também que tem capacidade de adaptação e um senso maior de responsabilidade e flexibilidade.

Saber valorizar amigos e familiares

Durante o intercâmbio, você provavelmente sentirá uma enorme saudade de seus amigos e familiares. E essa é uma ótima oportunidade para refletir sobre o valor que essas pessoas têm para você e como elas são importantes em sua vida. Quando voltar para o Brasil, você provavelmente valorizará mais esses relacionamentos.

Construir networking profissional

Intercâmbios são também a oportunidade perfeita para aumentar seu networking profissional, principalmente se estão incluídos programas de estágio ou trabalho. Por meio dessa experiência você provavelmente conhecerá pessoas ligadas à sua área, sejam elas estrangeiras ou brasileiras, que podem oferecer boas vagas de emprego no futuro ou até indicar seu nome para ocupar cargos aqui no Brasil, em multinacionais. Para isso, leve a sério seu trabalho por lá, dedicando-se ao máximo para provar que tem potencial!

Fazer viagens inesquecíveis

Mas um intercâmbio não se resume só a trabalho e estudo, viu? É também uma ótima oportunidade de fazer viagens inesquecíveis com seus novos amigos e conhecer lugares diferentes. Há quem viaje para conhecer a neve pela primeira vez, enquanto outras pessoas aproveitam o tempo livre para absorver a história e a cultura de seus lugares de destino. Independentemente de sua preferência, há sempre muito o que fazer nos finais de semana e dias de folga!

Evoluir na conversação

Só por estar completamente imerso na cultura e no idioma estrangeiros, você naturalmente notará um desenvolvimento enorme de suas habilidades de conversação. Pense bem: seja para pedir uma informação na rua ou para comprar um bilhete de metrô, será obrigado a lidar com os problemas mais simples do dia a dia no idioma de lá! Essas experiências logo o ajudarão a perder a vergonha de se comunicar no outro idioma, o que, por sua vez, fará com que compreenda melhor os sotaques e gradualmente converse com mais fluência.

Entender a ética de trabalho estrangeira

A verdade é que você nem sequer precisa fazer um intercâmbio de trabalho ou estágio para entender a ética profissional do lugar onde for viver. Ao se deparar, todos os dias, com pessoas exercendo as mais diferentes profissões, compreenderá como estrangeiros lidam com compromissos de trabalho, com a valorização de um serviço bem prestado e até com horários. Já se você vai trabalhar ou estagiar no exterior, será uma experiência ainda mais enriquecedora, pois terá a oportunidade de lidar com problemas, valores e hábitos que costumam variar bastante em relação ao Brasil.

Respeitar o próximo e as diferenças

Um intercâmbio ajuda a compreender melhor a perspectiva do outro, gerando empatia e respeito às diferenças culturais, pessoais e profissionais. Estar completamente inserido em outra cultura o ajudará a refletir melhor sobre questões como religiosidade, preferências políticas, ética de trabalho, racismo, entre inúmeras outras questões pra lá de importantes para seu crescimento pessoal.

Como você pôde perceber, são diversas as vantagens de se fazer um intercâmbio, sejam relacionadas a aspectos profissionais da sua carreira ou a seu próprio desenvolvimento pessoal. Então aproveite essa oportunidade e comece já a planejar sua viagem!

Ainda tem dúvidas ou sugestões de outras vantagens? Deixe aqui seu comentário e participe da conversa! E aproveite para conferir este nosso outro post sobre a importância do segundo idioma no mercado de trabalho!

Faça abaixo o fazer download gratuito do nosso Guia definitivo: as melhores cidades do mundo para estudar inglês e dê um boost no seu aprendizado!

Banner_base_MELHORES_CIDADES_INGLES

Deixe um comentário