8 formas criativas e fáceis de praticar inglês no dia a dia

By Hey Peppers!
In abril 22, 2016
2912 Views

Foi-se o tempo em que aprender inglês envolvia uma montanha de livros de exercícios e gramáticas, além dos inúmeros deveres de casa dados pelo professor em sala de aula. Hoje em dia, os alunos dispõem de tantos recursos para tornar a prática do inglês mais criativa e menos cansativa que fica até difícil escolher um método só. São games, filmes, seriados e aulas de culinária que não apenas oferecem abordagens divertidas da língua como ainda agregam mais cultura e conhecimento ao aprendizado dos alunos. Pronto para aprender sem sequer perceber? Pois neste post vamos ensinar 8 formas bem criativas (e, acima de tudo, fáceis) de praticar inglês no dia a dia. Confira:

Vídeos no YouTube

Não importa se você é game maníaco, movie lover ou fanático por esportes: o YouTube sempre oferece algum conteúdo exclusivo que o interessará. E o melhor, no caso da prática do inglês, é que quanto mais inédito for o conteúdo, maiores são as chances de que ele não apresente tradução. E isso naturalmente o instigará a compreender entrevistas com celebridades do momento e diálogos em trailers de filmes, por exemplo. Quem aí não ficou atiçado com as primeiras cenas de Capitão América: guerra civil?

Aposta na realidade

Já pensou em tentar entender o mundo dos negócios em inglês? E não estamos falando de uma aula ilustrativa sobre os termos mais usados em reuniões de executivos em viagens a trabalho, viu? Sugerimos que você realmente estude cases de empresas em inglês, envolvendo empresários, apresentações, relatórios e tudo mais. Apostando na reprodução de circunstâncias reais para dar mais fluidez à conversação faz o resultado aparecer mais depressa e até com mais força! Outra possibilidade (deliciosa, por sinal) é fazer uma aula de culinária totalmente em inglês, de preferência alguma em que o material de trabalho (ou melhor, os ingredients) possa ser devidamente degustado na hora da prova!

Banner_base_DOMINANDO_SEGUNDO_IDIOMA

Universo cinematográfico

Quer melhor aula de inglês que um cineminha com pipoca e refrigerante? E, na verdade, não importa se o filme é ou não legendado. Quanto mais você expuser seu listening aos diálogos produzidos em Hollywood, mais seu ouvido se habituará à pronúncia e ao vocabulário. Eventualmente você poderá até prever o que um ou outro personagem dirá ou como reagirá dentro de determinada cena. Quanto ao título ou gênero mais indicado para a prática do inglês, saiba que isso simplesmente não existe. De todo e qualquer filme, seja 2D ou 3D, você poderá extrair algum aprendizado, nem que seja apenas na abertura e nos letreiros finais.

Maratona de seriados

A oferta de bons seriados na TV é tão vasta que fica praticamente impossível pegar só um ou dois para aprimorar o inglês. Que tal, então, praticar com vários, observando, por exemplo, as diferenças de gírias e sotaques entre uma série e outra? A linguagem culta usada na campeã de audiência Game of Thrones, por exemplo, é totalmente diferente da linguagem estilo gueto do personagem Jesse Pinkman, de Breaking Bad. Se você curte mais uma comédia, outros dois seriados interessantes para se comparar e praticar inglês sãoFriends e Modern Family. Ambos são sitcoms com um jogo rápido de diálogos que obriga o espectador a ficar atento às piadas e, vez ou outra, até voltar uma cena para entender melhor um trocadilho que passou despercebido.

Mundo dos games

Para evitar o game over entre uma fase e outra, aprender um pouco de mitologia grega e ainda treinar o inglês para destruir os inimigos, God of War é, sem dúvida, o título ideal. O sucesso desse jogo é tão grande que a história do guerreiro de Esparta já ganhou várias continuações. Em cada uma delas, os jogadores são introduzidos a novos detalhes do passado obscuro de Kratos, incluindo informações estratégicas que exigem uma boa noção de inglês dos jogadores para serem totalmente absorvidas. Let’s play?

Paquera estrangeira

Você pode até dizer que não precisa desembolar o inglês para falar a linguagem universal do amor com um gringo que acaba de conhecer. Soou piegas? Deve ser porque não é bem assim! Você também terá que interagir entre um beijo e outro, certo? E a partir das reações do seu par internacional sobre aquilo que você fala, terá uma boa ideia de como anda seu inglês. Sem contar que ainda terá muito mais prazer de treinar o idioma, dando uma de guia turístico local para seu date.

Shows internacionais

Pearl Jam, Coldplay, Rolling Stones, Iron Maiden, Maroon 5: o dólar fica nesse sobe e desce louco, mas os shows internacionais no Brasil não param de rolar, é ou não é? E o melhor de tudo é que não existe artista lá de fora que não se empolgue com a recepção calorosa do público brasileiro. Portanto, mergulhe de cabeça no show do artista preferido: escreva cartazes pedindo hits, participe de mailing lists de fan pages internacionais e, sobretudo, preste bem atenção para o que seus ídolos falam em cima do palco! Vai ver eles estão pedindo para você subir e acompanhá-los lá de cima e você nem percebeu.

Cantoria in English

Antes que descarte esse tópico dizendo que não leva jeito, saiba que não precisa ser nenhuma Beyoncé para gostar de cantar! Cantar faz bem não só à alma, mas também a seu inglês, deixando-o em forma. E se por acaso souber tocar um violão para acompanhar, melhor ainda! Assim treinará afinação, acordes e inglês ao mesmo tempo. Na internet você encontra diversos sites especializados em chords que ainda vêm seguidos de letras das suas canções preferidas. Alguns oferecem até vídeos educativos! Então se prepare para arrasar na performance!

Embora as opções para praticar inglês da maneira mais descontraída possível sejam ilimitadas, você não deve dispensar o curso integral da língua em uma escola antenada ao que há de mais bacana no showbizz e que trate o ensino do inglês de forma descolada, bem de acordo com a realidade de seus alunos. Afinal, na hora de praticar o inglês, a receita é uma só: quanto mais cool, melhor!

E agora, o que acha de curtir nossa página no Facebook para não perder nenhuma publicação como essa?

Banner_MEIO_DOMINANDO_SEGUNDO_IDIOMA

Deixe um comentário