estudando inglês material CEFR Common European FrameWork Of Reference

Como funciona este negócio de nível de inglês?

By Hey Peppers!
In março 10, 2016
4057 Views

Acredito que você já tenha ouvido falar sobre o Common European Framework of Reference ou CEFR, mas você sabe o que é? E porque é importante para aprendizado de uma nova língua?

Na verdade, é bem simples. As pessoas possuem diferentes níveis e habilidades de aprendizado. Porém as opiniões sobre o seu nível de conhecimento podem ser subjetivas. Por exemplo: seus amigos podem achar que você fala inglês muito bem, mas o seu chefe pode achar que não é bom o suficiente para a sua atuação dentro do mercado de trabalho.

Você também pode ser melhor em algumas coisas do que em outras, como por exemplo: a sua leitura pode ser muito melhor do que a sua habilidade de conversação.

O Common European Framework of Reference foi desenvolvido para ser um padrão objetivo de aprendizado e utilizado como referencia quando o assunto é aprender um novo idioma.

O aprendizado de uma nova língua foi dividido em 6 diferentes níveis: A1, A2, B1, B2, C1 e C2.

AVANÇADO C2
C1
INTERMEDIÁRIO B2
B1
BÁSICO A2
A1

 

O nível A1 é descrito como um nível bem básico de conhecimento.

Aos poucos o estudante vai adquirindo conhecimento suficiente para passar para os níveis seguintes até atingir proficiência, que é o C2, um nível realmente avançado.

Através de testes de nivelamento e descrição do que você é capaz de performar entre leitura, conversação, listening e escrita, o CEFR é capaz de definir em qual dos níveis você está e o que precisa trabalhar mais a fundo para avançar no seu aprendizado.

Existem diversos tipos de testes de nivelamento que podem definir em qual dos níveis você se encontra, seja ele do mais básico ou até algo mais específico, como conversação focada em business ou viagens.

Segue abaixo uma tabela de testes com os níveis de acordo com seu resultado

Captura de Tela 2016-03-10 às 14.32.55

O CEFR foi desenvolvido pelo Council of Europe, com apoio total da Universidade de Cambrigde ESOL Examinatios.

Pessoas do mundo todo utilizam o CEFR, desde escolas de idiomas, universidades, governos e empresas, para explicar aos seus alunos em qual nível de inglês eles estão e qual nível eles precisam atingir para alcançar seus objetivos dentro da língua. O método possui grande influência ao redor do globo, já tendo sido publicado em mais de 35 línguas.

Compreender qual é o seu nível atual no estudo de um novo idioma é essencial para que você alcance seus objetivos, sejam eles fazer um intercâmbio para estudar fora, conseguir o trabalho dos sonhos ou viajar pelo mundo.

Nosso material aqui na Hey Peppers! está todo de acordo com o padrão do Common European Framework of Reference, inclusive nossos testes de nivelamento, que você pode realizar aqui.

É muito importante que o seu aprendizado seja focado no seu objetivo, e que você consiga trazer a tona na hora dos estudos o seu melhor, por isso, além de trabalharmos com o CEFR, utilizamos também abordagens diferenciadas que focam nas múltiplas inteligências dos alunos, de maneira a reforçar o aprendizado e fixa-lo na mente dos nossos alunos como compreensão e não obrigação.

Nossas matrículas estão abertas o ano inteiro, não deixe seus sonhos para depois, venha para a Hey Peppers! \o/

Se optar por outra escola, tenha certeza que a metodologia utilizada por ela para nivelamento esteja de acordo com o CEFR, caso não esteja, opte por outra escola. Afinal, você não quer se frustar e desperdiçar todo o seu investimento. 🙂

 

Deixe um comentário