5 segredos de como ser um empreendedor de sucesso

By Hey Peppers!
In setembro 4, 2019
187 Views

Você sabe o que Jay-Z e Mark Zuckerberg têm em comum? Ambos são famosos empreendedores de sucesso que faturam milhões. Em áreas diferentes, a partir de habilidades, investimentos e estratégias distintas, mas ainda assim eles compartilham o empreendedorismo e o sucesso como pontos em comum. Ambos souberam explorar lacunas de mercado, habilidades pessoais e alcançaram seus objetivos e notoriedade.

Empreender está diretamente relacionado com inovar, seja dentro de uma organização ou explorando novas possibilidade de mercado através do próprio negócio. Existem diversos tipo de empreendedores e frentes em que cada um pode atuar, de forma que se consiga identificar oportunidades e transformá-las em negócios lucrativos. 

Empreender gera desenvolvimento em vários aspectos, mas para isso é necessário ter grande domínio de limitações, ameaças bem como das forças e habilidades que podem contribuir para o sucesso. A palavra de ordem no empreendedorismo é essa: sucesso. Afinal, é o que todos buscam, não é mesmo? Lidar com os riscos faz parte do processo, mas vencer é a meta!

Não há uma fórmula mágica para se tornar o próximo Jay-Z ou Zuckerberg. Porém, há algumas dicas que podem ser de grande valia para quem busca empreender e aproveitar oportunidades de mercado de forma estratégica visando sucesso. Se você é uma dessas pessoas, continue lendo e confira alguns “segredos” de como ser um empreendedor de sucesso.

1. Busque a inovação como você busca o sucesso

Já começamos aqui comentando sobre o papel indissociável da inovação no conceito de empreendedorismo, essa conexão é inegável. Para ser um empreendedor de sucesso você deve perseguir, de fato, a inovação. Mas, como assim? Procurar estar sempre atualizado com o mundo, o mercado em que atua, comportamentos do seu público-alvo, e assim por diante. 

A quantidade de informações a disposição hoje é imensa, assim como os mecanismos para nos apropriarmos dessas on-demand. É disso que estamos falando aqui. Estar sempre atento ao que pode ser interessante para o negócio, buscando idéias, se questionando e pesquisando, o que ainda não está sendo feito? O que poderia ser feito a mais? O que não pode continuar sendo feito? Que tipos de recursos podem ser utilizados no meu negócio? E assim por diante.

Inovar parece algo muito distante da realidade, especialmente para quem não se vê com grande potencial empreendedor, apesar do desejo de tornar-se um. Porém, conforme dito, com dedicação, perseverança, muita pesquisa e atenção é totalmente possível exercitar o “inovador” adormecido em você, identificando oportunidades e potenciais de mercado a serem explorados.

2. Veja o networking como os degraus da sua escada para o sucesso

Manter uma base de contatos profissionais é fundamental independente do mercado, posição ou objetivos de carreira. Na trajetória de quem busca ser um empreendedor de sucesso esse fator torna-se ainda mais crucial, tendo em vista as inúmeras oportunidades de negócio potenciais. 

Aqui é válida a premissa de que quantidade importa menos que a qualidade dos contatos. Afinal, de uma boa rede de networking podem sair clientes, fornecedores, colaboradores, dicas e idéias para o negócio, bem como parceiros ou qualquer outra relação em que ambos possam se favorecer com a relação.

Eventos como workshops, treinamentos, palestras e congressos podem ser valiosas fontes de uma boa rede de networking. Afinal, são locais em que teoricamente todos vão em busca de mais conhecimento, atualização e fazer mais negócios. Porém, esteja sempre com o pitch afiado e decidido sobre suas necessidades e potencialidades a oferecer, qualquer lugar pode ser um bom lugar para fazer networking.

3. Espírito de liderança para inspirar todos (incluindo você mesmo)

O chamado “espírito de liderança” é algo frequentemente citado respondendo ao questionamento sobre como ser um empreendedor de sucesso. Uma vez que, o empreendedorismo está diretamente relacionado com negócios e também com pessoas. Assim, o próprio negócio irá contribuir para o desenvolvimento dessa característica.

Um bom empreendedor tem que ser um líder inspirado(r) e motivado(r), seguro, “problem solver” (habilidade de resolver problemas com agilidade e eficiência) e que consegue auxiliar os colaboradores a entregarem o melhor e si. Vale ressaltar que nem todos os chefes são líderes, especialmente os que resumem suas funções às cobranças e ordens. 

É necessário muito autoconhecimento e autocrítica para estar em constante melhoria como líder. Fazem parte também do papel da liderança e de um empreendedor de sucesso: saber aceitar feedbacks de suas iniciativas, respeitar as opiniões e contra-argumentar com humildade, delegar funções adequadamente e cobrar resultados de forma sensata, além de uma visão estratégica e com clara definição de prioridades. 

4. Rever o começo. Como está o plano de negócio?

O plano de negócios (business plan) é a base da trajetória de quem deseja ser um empreendedor de sucesso, o primeiro passo. É imprescindível que este seja realista, sustentável e estratégico. Mesmo para quem já começou o negócio é importante revisar pontos incluídos no business plan em momentos em que isso seja necessário. E acredite, muitas vezes será.

Planejar adequadamente e documentar torna-se importante para prever o crescimento bem como margens de perdas, lucros, custos e investimentos. Bem como observar melhor tendências de mercado, ameaças e assim conseguir melhor lidar com diferentes cenários e gerir em contextos de incerteza.

Itens específicos devem ser priorizados e recebem maior atenção na construção de um bom business plan, tais como: aspectos do produto/serviço oferecido, questões financeiras, o mercado e hábitos de consumo do público, concorrência e diferenciais competitivos, processo de vendas e ações de marketing.

5. Trabalhar o potencial de expansão permite crescimento ilimitado do negócio

Falamos em aspectos importantes a serem trabalhados no plano de negócio e um deles se relaciona com sustentabilidade, além disso tudo entra um dos fatores mais importantes na saga para aqueles que buscam o sucesso no empreendedorismo: escalabilidade.

O termo se refere primariamente ao potencial de crescimento de um negócio atendendo mais demandas sem perder em padrão de qualidade nas entregas de valor. Com a escalabilidade vem também aumento no faturamento, sem necessariamente aumentar custos ou implantar ritmos absurdos de trabalho. Ou seja, trata-se da capacidade de crescimento saudável, efetivo e sustentável.

Um dos principais pontos na escalabilidade está associado também à uma menor dependência do empreendedor para o bom funcionamento do negócio. A tendência é que as funções sejam cada vez mais definidas, e que o empreendedor gerencie muito mais o estratégico e conte com um time de excelência para o operacional. 

Assim, este tópico e todos os outros citados aqui como “segredos” nada mais são do que elementos indispensáveis nessa longa e satisfatória jornada de quem deseja ser um empreendedor de sucesso. 

Falando em sucesso, quer começar sua jornada empreendedora vários passos mais próximos dele? Faça parte da franquia que mais cresce no RS! Confira mais sobre como ser um franqueado Hey Peppers e não perca essa chance de alavancar sua trajetória empreendedora.

Deixe um comentário