Dicas práticas de como melhorar seu listening

By Hey Peppers!
In novembro 16, 2018
490 Views

 

Compreender o que se está ouvindo em inglês é um desafio e tanto principalmente para quem está começando. Por isso, separamos dicas bem práticas que irão facilitar muito o seu entendimento da língua inglesa, seja para ouvir aquela palestra que você ainda não encontrou com legenda disponível ou  para que você possa fazer aquela viagem para o exterior com mais segurança. Para montar esse post, conversamos com os professos da Hey Peppers! que nos trouxeram dicas incríveis de como você pode começar a melhorar o seu listening hoje! 

Listening é a habilidade de ouvir. Ou seja, quando alguém diz que é bom ou ruim em listening, quer dizer que esta pessoa tem ou não a habilidade de compreender o que ouve em inglês. Ouvir, por vezes, pode ser muito complicado, principalmente para entender o que o outro fala em uma língua diferente.

Se você sofre com isso, e sabe que precisa melhorar seu listening, não se preocupe, o problema não está no seu processo de aprendizagem. Cada um aprende de uma maneira e no seu tempo, certo? Por isso, listamos algumas dicas práticas do dia a dia para você melhorar seu listening e ainda aprender inglês de uma forma divertida. Vamos lá?

 

Nível iniciante

Se você é iniciante na língua, o bom é começar aos poucos. Pequenas mudanças na sua rotina de aprendizado vão fazer uma grande diferença para que você dê um passo adiante e aperfeiçoe seu listening. 

 

Dica #1:

Assista filmes em inglês de várias partes do mundo.

Entender o que diz alguém que fala o português de Portugal pode ser tranquilo, né? Isso porque já somos acostumado ao nosso idioma. No entanto, ao aprender o inglês americano e, logo, se deparar com alguém que fala com sotaque britânico pode causar dúvidas e um nó na sua cabeça.

Para se familiarizar com os diferente sotaques, nossa primeira dica para melhorar seu listening é que você assista filmes em inglês, mas de diferentes países. Se você costuma aprender o inglês americano, assista filmes britânicos, e vice-versa. Se você já manja dos dois, procure por filmes jamaicanos, canadenses, australianos…

 

Dica #2:

Ouça músicas em inglês, com a letra.

Que tipo de música você costuma ouvir? Aquele som que você curte, além de ser uma terapia, pode ser o que você precisava para melhorar a qualidade do seu listening. Todos temos o costume de ouvir aquela música no fone de ouvido e essa atividade diária, melhora seu nível de entendimento, além de fazer com que você se acostume melhor com o som das palavras.

Então aí vai nossa dica: ouvir suas músicas em inglês e acompanhando a letra delas, no idioma original, enquanto ouve é uma prática ótima para melhorar seu listening. O Spotify disponibiliza o “Behind the lyrics”. Lá, enquanto você ouve as canções, as letras aparecem na tela do seu celular para que você possa acompanhar. Legal, né?

 

Ferramenta do Spotify para ouvir músicas e acompanhar a letra em inglês.

 

Nível Intermediário

Se você já entende um pouco mais de inglês, nada mais justo do que subir o level de dificuldade das suas técnicas para melhorar o listening. E é assim mesmo: quanto mais você aumenta o grau de dificuldade das suas atividades, mais você se exige e, consequentemente, o aprendizado melhora.

 

Dica #3:

Utilize legendas em inglês

Se você está no nível intermediário, provavelmente sua leitura faz com que você compreenda grande parte de sentenças e palavras em inglês. Pode até escapar uma palavrinha ou outra, mas no contexto geral você já entendeu tudo que está escrito.

Use isso a seu favor. Olhar filmes e acompanhá-los com a legenda em inglês, além de melhorar o seu listening, irá conectar o som da palavra com a escrita, e será mais eficiente para a compreensão e para um resultado realmente eficiente.

 

Prepara a pipoquinha e bora ver o filme com legenda em inglês

 

Dica #4:

Ouça podcasts e vídeos no youtube

Dê um passo adiante e acompanhe podcasts e vídeos do Youtube. Este tipo de conteúdo é mais dinâmico do que filmes e séries, por exemplo, e possui um tipo de diálogo mais rápido.

Consequentemente, você melhora a habilidade de entender conversas e palavras sobre diferentes assuntos e situações. Este tipo de conteúdo também é uma ótima oportunidade para compreender e escutar gírias e a forma real como as pessoas pronunciam as palavras no cotidiano.

 

Avançado

Quem está em um nível mais avançado de inglês provavelmente já conhece métodos, têm entendimento da gramática e uma boa compreensão na hora da leitura. Melhorar seu listening pode ser mais fácil do que se espera.

 

Dica #5

Foque na pronúncia das palavras dentro da frase

Depois de ter passado por todas estas etapas, de ter visto filmes de todas as partes do mundo com legenda em inglês e ouvir músicas e podcasts, você já deve ter escutado várias vezes as mesmas palavras, decorado alguns diálogos e seu listening já deve ter dado um up considerável.  

Para subir a régua no aprendizado ainda mais, faça um relação de tudo que você já ouviu até agora, estude os detalhes da pronúncia de cada palavra e como elas funcionam dentro das frases. Saber a pronúncia correta de cada palavra vai fazer você compreender melhor e ainda vai deixar seu inglês falado muito mais natural.

 

Dica #6

Não utilize legenda

Se você já manja tudo inglês, agora é a hora de focar apenas na escuta. Deixe a legenda de lado e procure assistir seus filmes e séries sem legenda. Comece pelos que você já conhece os diálogos e o contexto.

Depois disso, procure por filmes novos. Crie o hábito e a habilidade de entender o filme pelo contexto, mesmo quando algumas palavras passam despercebidas. Não tenha medo de voltar e ouvir mais um vez, você está ali para aprender. 

Colocar essas dicas em ação irá levar seu entendimento de listening para outro nível. Agora é só praticar. E aí, vamos começar?

Deixe um comentário